Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

Editora UFRJ lança o livro “Bitcoins e criptomoedas”, de Daniel Kosinski

 

A Editora UFRJ lança, nesta quinta, dia 25, às 17h, o livro “Bitcoins e criptomoedas: a utopia da neutralidade e a realidade política do dinheiro”, de Daniel Kosinski, cientista social, doutor em Economia Política Internacional pelo Instituto de Economia da UFRJ e servidor técnico-administrativo da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). 

De maneira detalhada e esclarecedora, o autor procura responder a uma questão que ele mesmo se fez: como o bitcoin se estabeleceu no mundo, considerando que, na origem, seus criadores o queriam como uma “moeda sem Estado”? Ao contrário das afirmações feitas pela economia, a realidade do dinheiro é até agora inevitavelmente política, e isso é o que Kosinski procura esclarecer usando um amplo conjunto de evidências que elevam as reflexões sobre capitalismo, dinheiro e política ao patamar da atualidade tecnológica. Longe de exaurir o assunto, até mesmo pelo caráter de novidade em constante atualização que envolve o tema, o autor o examina de uma forma predominantemente analítica e crítica, em nada apologética. 

Para lidar com o tema que se propôs investigar, Kosinski apresenta inicialmente um resumo das origens intelectuais do ideal das criptomoedas e das propriedades técnicas do bitcoin, seguido de um levantamento sobre o que pensam e propõem os principais porta-vozes e entusiastas do bitcoin e das criptomoedas, além do programa político associado a eles e de uma discussão a respeito do que sejam a “realidade política” e a “representação apolítica” do dinheiro. Após fazer um breve histórico sobre os principais acontecimentos envolvendo o bitcoin e a possibilidade de considerá-lo (ou não) dinheiro, Kosinski lembra o debate sobre o entendimento de dois dos bancos centrais mais importantes do mundo (o britânico e o chinês) a respeito do bitcoin e das criptomoedas, bem como os planos dessas instituições para criar suas próprias “moedas digitais” e seus objetivos ao fazê-lo. Finalizando o livro, o autor investiga a possibilidade futura de adoção das criptomoedas por organismos como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o uso desses instrumentos por governos de países como Venezuela e Coreia do Norte, visando, entre outros objetivos, a escapar de sanções financeiras internacionais.

Clique aqui para acessar a transmissão.

 

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla