Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

UFRJ concede título de doutor honoris causa a Kabengele Munanga

O professor Kabengele Munanga receberá uma dupla homenagem da UFRJ. No próximo dia 25 (terça-feira), às 15 horas, o Conselho Universitário (Consuni) realizará a entrega do título de doutor honoris causa ao professor titular sênior aposentado da Faculdade de Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. A solenidade será transmitida pela WebTV da UFRJ. Já no dia 2 de junho, às 18h30, Munanga ministrará a aula inaugural do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH). 

A cerimônia de entrega do título seria realizada no dia 20 de março de 2020, mas precisou ser cancelada, devido à pandemia da Covid-19. A outorga foi proposta no dia 18 de fevereiro de 2019, durante a 847ª sessão ordinária do Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), em requerimento assinado pelo professor Vantuil Pereira, vice-diretor do Nepp-DH e vice-decano do CFCH, e aprovada em sessão do Conselho Universitário (Consuni), no dia 13 de junho. Leia aqui.

A homenagem ao professor, nascido na República Democrática do Congo, radicado no Brasil desde 1975 e naturalizado brasileiro em 1985, se deve à defesa das cotas e das políticas afirmativas para negras e negros, pelo debate acerca do racismo, políticas e discursos antirracistas, negritude, identidade negra versus identidade nacional, multiculturalismo e educação das relações étnico-raciais. O título de doutor honoris causa justifica-se assim pela “longa história de vida em defesa dos direitos humanos, de uma produção intelectual de combate ao racismo e promoção da equidade étnico-racial”, enfatiza o documento aprovado no Conselho do CFCH.

Apesar de aposentado, Munanga permanece atuante no Centro de Estudos Africanos (CEA) e no Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do Instituto de Estudos Avançados da FFLCH/USP. Desde 2017 é professor visitante da Universidade Federal da Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB). Organizou o livro “Superando o racismo na escola”, o primeiro a introduzir a questão racial nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ocupou cargos de diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (1983-1989), vice-diretor do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2002-2006) e diretor do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (2006-2010). É autor de mais de 150 publicações entre livros, capítulos de livros e artigos científicos.

Entre os prêmios recebidos ao longo de sua trajetória acadêmica estão a Ordem do Mérito Cultural, concedido pelo Ministério da Cultura, em 2008; o Prêmio Benedito Galvão, oferecido Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo, em 2012; o Grau de Oficial da Ordem do Rio Branco, outorgado pelo Ministério das Relações Exteriores, em 2013; a Medalha Roquete Pinto, concedida pelo Departamento de Antropologia da FFLCH; o 15º Prêmio USP de Direitos Humanos, entre outros.

Link para a Plataforma Lattes.

Leia também

Kabengele Munanga recebe o título de doutor honoris causa pela UFRJ

Conselho do CFCH aprova título de honoris causa a Kabengele Munanga

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla