Ao completar 10 anos, Lei de Cotas será tema de debate realizado pelo CFCH

Em 29 de agosto de 2012, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei no 12.711/2012, que garantiu 50% das vagas, nas universidades e nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia de todo o país, a estudantes negros, pardos e indígenas, aos egressos de escolas públicas, a pessoas com deficiência e aos jovens cujas famílias têm renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capta.

Prestes a completar 10 anos e diante da revisão a ser feita pelo Congresso Nacional ao final deste período, a Lei de Cotas será objeto de debate, mas também de comemoração, realizado pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O evento “10 Anos da Lei de Cotas: olhar o presente, projetar o futuro” acontecerá no dia 29 de agosto, a partir de 19 horas, através de uma live pelo canal do CFCH no Youtube (Clique AQUI para acessar).

Para tratar do tema, participarão do encontro online a(o)s seguintes convidada(o)s:

Amilcar Pereira

Professor da Faculdade de Educação. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Antirracista (Gepear-UFRJ)

Denise Góes

Coordenadora da Câmara de Políticas Raciais da UFRJ e mestranda do PPDH-NEPP/UFRJ.

Rachel Aguiar

Professora e Coordenadora de Ensino do NEPP-DH. Diretora do NEABI, Membra do Coletivo de Docentes Negras e Negros da UFRJ

Raika Julie

Doutoranda do PPGCOM/ECO. Vice-coordenadora do Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Raciais

Rosana Heringer

Professora da Faculdade de Educação. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (LEPES)

Vantuil Pereira

Decano do CFCH. Professor do NEPP-DH

O evento terá mediação de Paulo César Castro, professor da ECO, onde coordena, junto com a profa. Alda Almeida, o Projeto de Extensão “A Era dos Dados e a Representatividade Negra na Comunicação”.

O evento é parte da programação do Festival do Conhecimento da UFRJ, que acontecerá de 29 de agosto a 2 de setembro.