Inscrições para Sorteio de Vagas no Curso de Extensão PREPÓS - Preparatório para Seleções Inclusivas de Mestrado e Doutorado (Ações Afirmativas)

A Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) torna público o edital da segunda turma do Curso de Extensão Preparatório para Seleções Inclusivas de Pós-graduações (PREPÓS – Ações Afirmativas).

O Curso de Extensão visa a preparação de 60 (sessenta) pessoas no ano de 2024 para os processos de seleções inclusivas de Programas de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em universidades brasileiras e/ou estrangeiras. Também será sorteada uma lista adicional de 60 (sessenta) pessoas para a lista de espera (não é garantida a vaga por estar na lista de espera).

O público-alvo do curso é composto por pessoas com graduação, ou que devem concluir no ano de 2024, nos seguintes segmentos:

- Pessoas com deficiência;
- Pessoas negras;
- Quilombolas;
- Travestis ou transexuais;
- Indígenas;
- Profissionais que atuam na defesa e efetivação dos direitos humanos;
- Professores(as) da educação básica;
- Ativistas de movimentos sociais e políticas públicas;
- Funcionários(as) técnico-administrativos de Instituição de Ensino Superior (IES).

As inscrições serão realizadas entre os dias 05/02/2024 e 05/03/2024. A seleção será conduzida por meio de sorteio online no dia 04/03/2024. As aulas terão início em 18/03/2024, sempre às segundas-feiras, das 19h às 21h, no campus Praia Vermelha da UFRJ. O curso terá duração de pelo menos dez dias de atividade, com certificado de 30 horas. É importante ler o edital antes de efetuar a inscrição.

Para acessar o edital do Curso, clique AQUI.

Após a leitura do edital, a inscrição pode ser realizada no link a seguir:

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/SfkW9vpo1ysbe9EDA

Para maiores informações, entre em contato por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.