CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

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Campanha Eleitoral - Eleições para Representantes do CFCH 2024

A Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas divulga a Campanha Eleitoral dos/as candidatos/as da Eleição para Representantes do CFCH nos Órgãos Colegiados - 2024.

Destacamos que todo o material divulgado a seguir foi enviado pelos/as próprios/as candidatos/as da presente Eleição para a Comissão Eleitoral. 

 

CAMPANHAS ELEITORAIS

ELEIÇÕES CONSELHOS 2024

 

CONSUNI - Conselho Universitário - Candidato Docentes Associados/as:

Sergio Luiz Baptista da Silva - Faculdade de Educação - UFRJ

Breve Biografia:

Doutor em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (2008). Possui graduação em Letras Português Francês pela Universidade de São Paulo (1985), graduação em Letras Português Francês pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Didática da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ministra as disciplinas: Didática do Francês/Português e Prática de Ensino do Português/Francês e Educação e Gênero, Gêneros e Sexualidades: narrativas plurais.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua Francesa/Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática e Prática de Ensino do Francês/Português, Metodologia de Ensino, Ensino de Línguas Materna e Estrangeiras, Relações Raciais e Gêneros e Sexualidade na Educação. Líder do Laboratório de Pesquisas, Estudos e Extensão em Gêneros, Sexualidades e Raça em Educação e em Direitos Humanos (GE-SER).

Propostas:

Sabendo que o Conselho Universitário (CONSUNI) é instância maior de decisões dos rumos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) acompanhando e orientando a gestão da Reitoria, sabemos que a representação dos segmentos deve ser representada pelos mais diferentes sujeitos presentes na sociedade brasileira, portanto pretendo principalmente:

• Ampliar as discussões sobre as mais diferentes identificações sociais dentro do Consuni: raça, gênero, orientação sexual, diferenças funcionais, diferenças religiosas;

• Aplicar e defender políticas de cotas para as representações acima dentro do Consuni; 

• Fortalecer e ampliar os órgãos gestores da UFRJ no que tange às políticas das diferenças;

• Aportar as necessidades das unidades dos diferentes segmentos do CFCH.

 

CONSUNI - Conselho Universitário - Candidata Docentes Associados/as:

Angela Medeiros Santi - Faculdade de Educação

Vivemos tempos desafiadores, de emergência climática, ascensão da extrema direita, negacionismo científico, crise das instituições e de suas representações. A Universidade tem um papel importante no sentido de conter tais tendências, ao se constituir como uma força de oposição ao obscurantismo, através de sua atuação em benefício de sua comunidade interna e à sociedade a que atende.

Neste sentido, nossa participação em instâncias decisórias precisa colocar em perspectiva os temas tratados, de forma a permitir que possamos mostrar nossa presença e força no seio da comunidade, tornando-as as bases para a defesa, proteção e fortalecimento da UFRJ, e das instituições de estado, entendendo que, dado o contexto nacional e internacional, elas estão profundamente ameaçadas.

Mesmo sabendo que o CONSUNI é um espaço decisório complexo, entendo ser importante pontuar aspectos que atravessam nossa condição coletiva e subjetiva, no sentido de estarmos atentos às formas de convívio institucional que possam promover a saúde de nosso corpo social, respeito e bons vínculos, com uma representação sensível às diferentes vozes e posições.

É entendendo a atuação em espaços como o CONSUNI como uma atuação em defesa da democracia e da própria existência de nossa instituição, que sou candidata como representante das/dos professores associados junto a este órgão.

Sou professora de Filosofia da Educação, da Faculdade de Educação, e atuo junto às licenciaturas da UFRJ. Fui chefe e vice de Depto por três vezes e atualmente sou representante das/dos associados na Congregação de minha unidade.

 

CONSUNI - Conselho Universitário - Candidato Docentes Adjuntos/as:

Paulo Henrique de Carvalho Pachá - Instituto de História

Caros(as) colegas do CFCH,

Meu nome é Paulo Pachá e sou docente adjunto do Instituto de História, na área de História Medieval. Escrevo para vocês com o objetivo de apresentar minha candidatura como representante dos docentes adjuntos do CFCH no CONSUNI.

Sou docente da UFRJ desde 2019. Antes disso, fui docente adjunto na UFF de Campos dos Goytacazes (2017-2019) e docente horista na Fundação Getúlio Vargas (2014-2016). Sou graduado (2009), mestre (2012) e doutor pela UFF (2015). Além disso, fui pesquisador visitante em instituições em Madri, Viena, Hamburgo e Tübingen. Desde 2023, sou representante dos docentes adjuntos na Congregação do Instituto de História.

Acredito que todos nós reconhecemos a importância de ocuparmos os espaços de gestão da universidade, em especial como docentes de um Centro nem sempre devidamente considerado pela administração central da UFRJ. Soma-se a tal aspecto o contexto de aguda crise pela qual a UFRJ vem passando nos últimos anos. Além disso, é pertinente observar que os docentes adjuntos do CFCH não dispunham de representação no CONSUNI pelo menos desde meados do ano passado, uma vez que tanto o titular quanto o suplente não compareciam às sessões.

Ainda que o CONSUNI pareça uma instância muito distante do nosso cotidiano, trata-se do órgão deliberativo máximo da UFRJ. Como tal, não apenas é a instância recursal final no âmbito da Universidade, mas também o órgão responsável por decisões que afetam a todos nós. A título de exemplo, foi o CONSUNI que deliberou pela entrega dos hospitais universitários à Ebserh e pela alienação dos 11 andares no Ventura. Foi também o CONSUNI que alterou as regras de progressão na carreira, impedindo as progressões múltiplas e mantendo outros obstáculos.

Desde a pandemia, eu venho acompanhando as sessões do CONSUNI através da transmissão no YouTube. Assim, observei que muitos debates que são do interesse de todos os docentes acabam ficando restritos àquele espaço e são pouco divulgados para a comunidade universitária como um todo. Como a lógica representativa nem sempre é efetiva, a maior parte dos docentes não é nem informada nem consultada sobre debates que definem os rumos da UFRJ e das nossas carreiras.

Portanto, minha principal proposta como candidato a representante docente é reconhecer e respeitar essa lógica representativa. Para viabilizar esta proposta, entendo que é fundamental informar regularmente os docentes adjuntos do CFCH sobre o que ocorre no CONSUNI, o que pretendo fazer através da produção e envio de uma newsletter mensal. Além disso, entendo que é crucial a criação de espaços de discussão (presenciais ou virtuais) sobre temas estratégicos que sejam deliberados pelo CONSUNI, como forma de construir consensos entre os docentes adjuntos do CFCH.

Além disso, me comprometo com a defesa da universidade pública, gratuita, laica e de qualidade, postura que tem pautado minha atuação política desde a graduação.

 

CONSUNI - Conselho Universitário - Candidata Docentes Adjuntos/as:

Gracyelle Costa – Escola de Serviço Social

*Quem é a professora Gracyelle Costa?*

Professora na Escola de Serviço Social (UFRJ), tem pós-doutorado, doutorado, mestrado e graduação em Serviço Social. Pesquisadora visitante na Harvard University (2022-2023), ela foi vencedora do Prêmio Capes de Tese 2021, com a melhor tese do Brasil na sua área.

 

CEG - Conselho de Ensino de Graduação - Candidatos/as Docentes CEG:

Rachel Aguiar – Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos

Breve Biografia:

- Pedagoga (UFF) e Roteirista (ECDR)

- Doutora em Serviço Social – ênfase em Teoria Social Crítica pela ESS/UFRJ;

- Docente Adjunta do NEPP-DH/UFRJ;

- Coordenadora de Ensino do NEPP-DH/UFRJ (2021-);

- Vice-Coordenadora Provisória do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e indígenas – NEABI/UFRJ (ainda na fase da institucionalização na UFRJ – 2021-2022);

- Ex-Diretora do NEABI/UFRJ (após institucionalização na UFRJ - 2022-2023);

- Executou Temporadas Artenegríndias do NEABI/UFRJ – 2022/2023

- Membra da Comissão de Heteroidentificação – 2022

- Líder do GP Ancine/CNPq;

- Leciona DH e Cultura, Teoria dos Direitos Fundamentais, além de disciplinas sobre audiovisual e Políticas Públicas e Fundamentos da Educação;

- Participou ativamente na construção do Coletivo de Docentes Negras e Negros da UFRJ;

- Membra da APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro;

- Ex-Conselheira de Cultura – CMPC/Niterói/2021-2023.

Propostas:

- Pela representação dos/as docentes negras/os nos Conselhos Superiores da UFRJ;

- Em defesa do acesso e permanência dos estudantes da UFRJ;

- Em defesa dos direitos acadêmicos dos estudantes;

- Pelo direito à acessibilidade no CFCH e em toda a universidade;

- Pela discussão crítica das políticas educacionais e curriculares para UFRJ;

 

CEG - Conselho de Ensino de Graduação - Candidatos/as Docentes CEG: 

Joaquim Welley Martins - Escola de Comunicação

Breve Biografia:

- Graduação em Comunicação Social – habilitação Jornalismo pela UFES;

- Graduação em Direito pela UFES;

- Doutor em Comunicação e Cultura – ECO/UFRJ;

- Docente Adjunto da ECO/UFRJ;

- Representante dos ex-alunos no Conselho de Curadores da UFRJ 2019-2022;

- Representante dos ex-alunos no Conselho Universitário 2023-;

- Nomeação como membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente da UFRJ em 2019/2021;

- Nomeação como membro da Congregação da Escola de Comunicação da UFRJ em 2018 e 2021;

- Membre da Comissão de Heteroidentificação para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFRJ (Portaria 11.735, de 8 de dezembro de 2022);

- Membre da Comissão Coordenadora da pesquisa junto ao corpo social para os cargos de Reitor(a) e Vice-Reitor(a), constituída pela Resolução CONSUNI/UFRJ nº 119, de 31 de outubro de 2022;

- Membre da Comissão de Acompanhamento das Ações Afirmativas em Concursos para Professor da Carreira de Magistério Superior da UFRJ;

- Membre da Comissão para elaboração do Regimento Interno do NEABI/UFRJ – 2021;

- Vice-Diretor do NEABI/UFRJ – 2022-2023.

Propostas:

- Pela representação dos/as docentes negras/os nos Conselhos Superiores da UFRJ;

- Em defesa do acesso e permanência dos estudantes da UFRJ;

- Em defesa dos direitos acadêmicos dos estudantes;

- Pelo direito à acessibilidade no CFCH e em toda a universidade;

- Pela discussão crítica das políticas educacionais e curriculares para UFRJ;

 

CEG - Conselho de Ensino de Graduação - Candidatos/as Docentes CEG:

Vinicios Kabral Ribeiro – Escola de Comunicação

Breve Currículo

Sou Professor da UFRJ há mais de 11 anos (ingressei em fevereiro de 2013 como substituto e em fevereiro de 2015 como efetivo, Adjunto IV). Graduado em Comunicação Social pela UFG e doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Atuo na Escola de Comunicação e sou o coordenador da habilitação de Radialismo. Experiência em gestão e extensão universitária. Sou especialista em Administração Universitária Federal pela FACC/UFRJ.

Propostas:

1 – Contribuir no andamento dos processos relativos à graduação da UFRJ.

2 – Pautar a necessidade de que os editais para contratação de professores substitutos sejam disponibilizados com antecedência e que garanta a contratação antes do início do período letivo.

3 – Atuar nas câmaras e comissões que compõem o conselho.

4 – Atuar como um ponto de interlocução entre as unidades do CFCH e o CEG, ouvindo e encaminhando demandas.

 

CEPG - Conselho de Ensino para Graduados - Candidato Docentes:

Milton Nunes Campos - Escola de Comunicação

Proposta de ação na representação do CPEG do professor Milton Campos

Balanço

Histórico

Fui eleito em junho de 2021 como representante suplente e, a partir de setembro de 2023, fui designado como titular. 

Trabalho desempenhado (junho/2021-agosto/2024)

Posso dividir as atividades entre « durante a pandemia » e « depois da pandemia ».

Ao longo da pandemia…

- participei das sessões de análises de processos da CCD - Câmara do Corpo Discente, onde fui alocado;

- participei igualmente das plenárias do CEPG onde foram debatidos temas relacionados com a crise de saúde que se abateu no país e suas consequências, na forma de trabalhos específicos com a CCD referentes a contribuições para a elaboração de resoluções e instruções normativas voltadas para o período pandêmico;

- participei também, ainda que limitadamente (por conta de um afastamento de nove meses para pós-doutorado), de debates sobre a saúde mental de discentes;

- finalmente, dei contribuições nos debates a respeito da construção de uma nova resolução para a reforma normativa da pós-graduação na UFRJ.

Acabada a pandemia…

- a CCD dedicou-se intensamente a processos relacionados com discentes com dificuldades de terminar seus cursos dentro dos prazos estabelecidos, elaborando pareceres e deliberações juntamente com colegas, para orientar as secretarias e coordenações dos programas, além de processos de outra natureza (acordos internacionais de cotutela, trancamentos etc.);

- as consequências da pandemia ainda se fazem presentes na vida das pós-graduações e continuamos a tratar dessas questões;

- participei também da elaboração coletiva da Resolução CEPG/UFRJ n. 302 de 19 de julho de 2024 que reformou o quadro normativo dos PPG’s da UFRJ.

Compromisso, caso tenha a honra de ser reeleito

a) Manter meu ritmo de trabalho, responsavelmente, na câmara para a qual for alocado e nas sessões plenárias do CEPG;

b) Disponibilizar-me para os PPG’s das unidades do CFCH no intuito de ajudar a esclarecer a resolução 302/2024, na medida em que todas as unidades deverão refazer seus regulamentos, caso isso se faça necessário;

c) levar questões dos PPG’s que apresentarem solicitações específicas no âmbito da representação docente ao CEPG.

 

Lista Candidatos/as Eleição para Representantes do CFCH nos Órgãos Colegiados e no Conselho de Coordenação do CFCH - Resolução 299/2024

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