IH-UFRJ realiza mesa redonda e mostra de cinema

Participarão a historiadora Andréia Reis Ferreira Torees, a professora Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva e Valtair Afonso Miranda, professor de Ciência da Religião. O evento acontece neste sábado (19/10), às 15h30, na Igreja Batista Barão da Taquara, Salão Evan, Praça Seca.

Já o segundo é a "I Mostra de Cinema de Madureira - A Idade Média", também organizado pelo PEM/IH, nos dias 19 e 26 de outubro, na Universidade Estácio de Sá, campus Madureira. O endereço é Estrada do Portela, 222, Madureira Shopping - Pisos 5, 6 e 7. Seguem abaixo outras informações:

I Mostra de Cinema de Madureira - A Idade Média

Dia: 19 de outubro:

"O Fim da Idade Média e o Poder Papal" - Exibição do Filme “O Conclave” (The Conclave, Chirstoph Schrewe, 2006), seguido de debate sobre as relações de poder entre o papado e as lideranças políticas.

Debatedor: professor Guilherme Marinho (Mestrando do PPGHC-UFRJ)

Horário: 10h30 às 13h

"Santidade Feminina no Início da Idade Moderna" - Exibição do Filme: “Teresa, o corpo de Cristo” (Teresa, el cuerpo de Cristo, Ray Loriga, 2007), seguido de debate sobre santidade e gênero.

Debatedor: professor Guilherme Antunes Júnior (Doutorando do PPGHC-UFRJ)

Horário: 14h às 16h30

Dia: 26 de outubro

"Relações entre Vida Religiosa e Autoridade Eclesiástica" - Exibição do Filme: “Irmão Sol, Irmã Lua” (Fratello sole, sorella luna, Franco Zeffirelli, 1972), seguido de debate sobre São Francisco e sua relação com o papado na origem da ordem franciscana.

Debatedor: professor Jefferson Eduardo dos Santos Machado (Doutorando do PPGHC-UFRJ)

Horário: 10h30 às 13h

"Idade Média com Humor: um olhar diferente sobre as lendas arturianas" - Exibição do Filme: “Monty Python em busca do Cálice Sagrado” (Monty Python and the Holy Grail, Terry Gillian; Terry Jones, 1975), seguido de debate sobre lendas arthurianas e suas (re)leituras contemporâneas.

Debatedora: professora Vanessa Gonçalves Paiva (Mestranda PPGHC-UFRJ)