Lilia Guimarães Pougy é a nova decana do CFCH

O professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro, atual decano, saudou a sucessora. “Apesar de termos realizado a pesquisa em um período conturbado, em meio à greve dos (servidores) técnico-administrativos e da paralisação dos rodoviários, tivemos uma participação significativa que legitima a próxima gestão. Não tenho dúvida de que a Lilia é a pessoa mais indicada para ocupar este lugar. Ela foi, durante todos esses oito anos, uma parceira incondicional. Nos próximos quatro anos, ela dará uma nova cara à Decania. Acredito que ela manterá o conceito que temos seguido, mas realizará uma renovação necessária na forma de gestão”, afirmou o decano.

A conselheira Rosa Pedro, diretora do Instituto de Psicologia (IP), corroborou as palavras. “Tenho certeza de que o apoio à sua candidatura é muito maior do que foi mostrado nas urnas. Temos passado por tempos difíceis e estamos fazendo o possível para manter as nossas atividades. Mas a sua eleição gera uma expectativa grande em todos nós”, disse. Ana Maria Monteiro, diretora da Faculdade de Educação (FE), também parabenizou a futura decana. “Nesses anos que tenho estado aqui (como diretora), sou testemunha do trabalho da Lilia, da sua seriedade e da defesa do CFCH no Consuni. São características sempre necessárias”, ressaltou.

A professora Miriam Kaiuca, vice-diretora do Colégio de Aplicação (CAp), frisou o apoio do corpo docente da unidade à candidatura da professora Lilia. “Houve um comparecimento expressivo no CAp às urnas. A participação da Lilia é fundamental para que o CAp seja percebido como parte integrante da UFRJ”, afirmou. O diretor da Escola de Comunicação (ECO), professor Amaury Fernandes, desejou boa sorte à nova decana e alertou para o esvaziamento de quadros de representação na universidade. “As funções de gestão na UFRJ estão desvalorizadas. Precisamos refletir para que possamos reverter este cenário”, apontou.

Por fim, a professora Lilia Guimarães Pougy agradeceu as palavras dos conselheiros e reafirmou o compromisso com um projeto de construção coletiva. “Estou inventariando esses oito anos como vice-decana e planejando os próximos quatro. Atendi a um chamado de um grupo e procurarei dar uma identidade a essa nova gestão. Com certeza vamos precisar do apoio das unidades para levar adiante essa proposta coletiva. É preciso afirmar o nosso lugar nos colegiados”, afirmou a futura decana do CFCH.

Eleição para representantes do CFCH

Foram homologados também os resultados da eleição para escolha dos representantes do CFCH no Conselho Universitário (Consuni) e no Conselho de Coordenação do CFCH. A professora Jesse Jane, do Instituto de História (IH), foi eleita representante titular dos professores associados no Consuni, com 34 votos. A suplente será a professora Monique Andries Nogueira, da Faculdade de Educação (FE), eleita com 30 votos. Para o Conselho de Coordenação do CFCH, Ulisses Dias da Silva foi eleito representante titular dos professores EBTT (Educação Básica Técnica e Tecnológica) com 41 votos e terá como suplente Maria de Fátima dos Santos Galvão, eleita com os mesmos 41 votos.

66 anos do CAp-UFRJ

O professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro, decano do CFCH, lembrou também que nesta terça (20/05), o Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ completa 66 anos de fundação. Haverá uma série de atividade e confraternizações internas entre professores, funcionários e alunos.