Sociólogo do Nepp-DH lança livro

O livro

O tema homossexualidade tem sido amplamente debatido nos últimos meses: seja na novela do horário nobre na emissora de TV líder de audiência no país, seja no questionamento acerca da postura dos candidatos eleitorais diante do assunto. Assim, audaciosamente, o sociólogo Murilo Peixoto da Mota aborda a questão, muitas vezes incipiente e invisível, daqueles chamados gay velhos no livro "Ao sair do armário, entrei na velhice... – Homossexualidade masculina e o curso da vida".

Murilo discorre sobre o homem que se assumiu gay após os sessenta anos de idade. Ao longo do texto, expõe as histórias de narradores reais, uma geração muitas vezes reprimida tanto no meio familiar quanto pela sociedade, e analisa a questão deles quando, ao cair a ficha, se dão conta de que “o tempo passou” – e já não eram tão jovens assim –, sua socialização e a relação transgressora entre a homossexualidade masculina e o envelhecimento na sociedade contemporânea.

A professora Andrea de Moraes Alves, pós-doutora pelo Instituto de Medicina Social da UERJ, descreve claramente o conteúdo da obra:

“Esses homens que envelhecem relembram suas vidas, contam as histórias de suas vidas para alguém (outro homem) aberto a ouvi-las. Neste contexto de interação, chama atenção o espaço periférico destinado à figura feminina. Esse foi um aspecto que me despertou curiosidade ao ler pela primeira vez o trabalho de Murilo Mota. Onde foram parar as mulheres nas vidas desses homens? Espero que o leitor também possa descobrir outras novidades neste trabalho e que possa compartilhar surpresas e emoções ao ler as histórias do Francisco, do Manoel, do Márcio, do José...”

É assim que o autor abre a cortina que encobre o assunto para a sociedade: mostra de forma franca, profunda e contundente, com se deu o envelhecimento e as relações sociossexuais dessas pessoas.

A publicação, produzida pela Móbile Editorial, contou com o apoio da Faperj para o fomento da edição e seu lançamento será dia 28 de outubro de 2014, às 19h, na Blooks Livraria – na Praia de Botafogo, 316, em Botafogo, Rio de Janeiro.

O autor

Murilo Peixoto da Mota é graduado em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ, mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ e doutor em Serviço Social pela Escola de Serviço Social da UFRJ. Atualmente atua como sociólogo do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely de Souza Almeida/UFRJ. É ativista no campo do debate da diversidade sexual e direitos humanos, como também da prevenção do HIV/AIDS junto a populações empobrecidas.

Ficha técnica

Título: Ao sair do armário, entrei na velhice... Homossexualidade masculina e o curso da vida

Autor: Murilo Peixoto da Mota

Gênero: Ensaísmo