Cerimônia marca a doação do acervo da professora Fany Tchaicovsky ao CFCH

A cerimônia contou com a presença de diversos colegas e ex-colegas da professora aposentada da Faculdade de Educação da UFRJ, da International Society For The Study Of Work And Organizational Values, entre outras universidades. Marcos Jardim Freire, ex-diretor do Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ e orientando de pós-doutorado da docente, fez um longo e emocionado relato da importância da trajetória acadêmica da professora. “Ela atuou no ensino, pesquisa e extensão capacitando pessoas, sempre observando a questão humana que perpassa essas atividades”, enfatizou.

Lilia Pougy, decana do CFCH, parabenizou a professora Fany e ressaltou o tratamento arquivístico a ser realizado. “Vai permitir que estudantes de História, Educação, Psicologia e outras áreas tenham acesso a esse material riquíssimo”, afirmou. Amândio de Jesus Gomes, vice-diretor do Instituto de Psicologia (IP) - uma das áreas do conhecimento em que a professora atua – garantiu que divulgará o acervo na unidade. “É uma forma de saudar e homenagear a professora Fany”, disse.

Ana Maria Monteiro, diretora da Faculdade de Educação (FE), destacou dois aspectos relevantes da homenagem: “saber mais sobre a sua rica trajetória e louvar a disponibilidade do CFCH em receber, acolher, catalogar e organizar esse material. Muitas vezes temos dificuldade em encontrar instituições que recebem um acervo tão vasto”, afirmou.

Marcelo Macedo Corrêa e Castro, professor da FE-UFRJ e ex-decano do CFCH, recordou a amizade com a professora Fany, desde os seus tempos de estudante, e elogiou o trabalho desenvolvido pela arquivista do CFCH, Jacilene Alves Brejo, e a equipe de bolsistas. “Jacilene chegou ao CFCH durante a minha gestão. Apesar de toda a boa vontade que tínhamos com o nosso acervo, ela deu um salto de qualidade e profissionalismo ao setor. É um trabalho que merece ser multiplicado em toda a universidade”, apontou.

Para Fany Tchaicovsky, o acervo doado ao CFCH pode ser dividido em dois aspectos: o pessoal e o profissional, mas com uma característica comum: “Ambos mostram que a mulher também é capaz de fazer”, destacou, sendo seguida de efusivos aplausos dos presentes. A homenageada também agradeceu as palavras e retribuiu os elogios. “Eu não fiz nada disso sozinha. Tive o apoio de todos os meus colegas. Sem vocês eu não teria conseguido fazer tudo o que fiz. Se eu ajudei, vocês também me ajudaram muito. Queria agradecer o apoio e dizer que é uma honra estar aqui”, concluiu emocionada.

Seção de Arquivo do CFCH

Responsável pelo projeto “Falas Acadêmicas”, a arquivista Jacilene Alves Brejo, da Seção de Arquivo da Decania do CFCH, trabalha justamente no sentido de garantir o acesso deste material para os jovens, justamente, a principal preocupação da professora Fany. “Este é um projeto destinado à inclusão e difusão de uma fonte arquivística universitária desconhecida da comunidade acadêmica, que são os arquivos pessoais dos professores universitários”, afirma Jacilene.

Ainda em fase de levantamento, o trabalho estará disponível em breve na Base Catavento do CFCH, que poderá ser acessado por toda a comunidade universitária, através do site do CFCH.