Em visita à UFRJ, ministro da Cultura apoia o FIC-RJ

Fotos: Bira Soares / FCC-UFRJ

O objetivo do encontro foi o debate acerca do Fórum Interuniversitário de Cultura do Rio de Janeiro (FIC-RJ), que reúne, além da UFRJ, a Universidade Federal Fluminense (UFF),  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Universidade Federal Rural do Riode Janeiro (UFRRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Centro Federal de Educaçã Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet) e o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Também estiveram presentes o reitor da UFRJ, professor Carlos Levi, o futuro reitor eleito da UFRJ, professor Roberto Leher, o coordenador do Fórum de Ciência e Cultura (FCC), professor Carlos Vainer, entre outros representantes da UFRJ e demais universidades.

O ministro Juca Ferreira destacou o avanço nas relações institucionais e parcerias com a área da Educação, em especial, com as universidades e apoiou a ideia de organizar um encontro nacional interuniversitário de Cultura. Ferreira também aprovou a criação de grupos de trabalho entre o Ministério da Cultura (MinC) e o FIC, visando o desenvolvimento de conjunto de ações e politicas culturais, de modo a atender demandas fundamentais como a preservação e restauro dos museus universitários, acervo e arquivo, patrimônio histórico e patrimônio edificado. "Precisamos trazer para a sociedade os processos de pensamento e reflexão de dentro da Academia. As políticas culturais devem democratizar o acesso à cultura tradicional, digital, indígena, enfim, à enorme diversidade brasileira. E também impulsionar a política de formação artística, técnica e gestora nessa área”, declarou o ministro, que também propôs marcar uma reunião de trabalho para tratar a questão de preservação de museus e patrimônio edificado da UFRJ.

Fotos: Bira Soares / FCC-UFRJCarlos Vainer apresentou ao ministro e à comunidade interuniversitária os objetivos e diretrizes principais do FIC-RJ e afirmou que as universidades também devem procurar se inserir e se afirmar internacionalmente no campo da Cultura. O coordenador do FCC ressaltou a importância da aprovação pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ do documento "Você faz Cultura", que norteia a Política Cultural, Artística e de Difusão Científico-Cultural para a UFRJ e as perspectivas das políticas culturais e de comunicação da instituição, especialmente com a implantação da Rádio UFRJ FM.

O ministro Juca Ferreira encerrou o encontro reiterando o compromisso de desenvolver projetos culturais em parceria com as instituições de ensino superior e de realizar novas reuniões para debater as políticas culturais.

*Com informações da Superintendência de Comunicação, TV e Rádio do FCC-UFRJ