Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

UFRJ volta à normalidade a partir de quarta-feira

Foto: SeCom/CFCHNa parte da manhã, o reitor esteve reunido com representantes do Ministério Público do Trabalho e da empresa Qualitécnica, responsável pelo serviço de limpeza em diversas unidades da UFRJ. No encontro, foi firmado o compromisso, por parte da empresa, do pagamento dos salários do mês de abril aos trabalhadores, para esta terça-feira (19/05). Além disso, foi agendada nova reunião entre as partes para a próxima sexta-feira (22/05), para a assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) contra as violações trabalhistas e de forma a “verificar instrumentos que habilitem a UFRJ a efetuar o pagamento dos trabalhadores no caso de novos atrasos”, conforme afirma o reitor em nota.

Clique aqui para ler a nota do reitor na íntegra.

O encaminhamento inicialmente sugerido pelo professor Levi era o retorno às atividades já nesta terça-feira (19/05). No entanto, após frequentes e enfáticas manifestações dos estudantes que ocupam a Reitoria desde a última semana, e das ponderações dos diretores de unidades, o reitor aprovou o encaminhamento do professor Mauro César de Oliveira Santos, diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), de retorno na quarta-feira. “Não temos condições de funcionar amanhã. Sugiro aguardar e verificar se o pagamento, de fato, será efetuado e retornar na quarta-feira”, sugeriu.

A proposta foi apoiada pelo professor Marco Aurélio Santana, diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS). “A Congregação do IFCS deliberou que não voltaria às atividades até que os trabalhadores tivessem seus direitos assegurados. Precisamos de um tempo para, literalmente, arrumar a casa”, defendeu Santana. Amaury Fernandes, diretor da Escola de Comunicação (ECO), acompanhou o colega. “A Congregação da ECO, em reunião na manhã de hoje (18/05), também decidiu pelo fechamento até que os salários dos trabalhadores sejam pagos”, informou Fernandes. 

Carlos Bolonha, vice-diretor da Faculdade Nacional de Direito (FND), igualmente apoiou o retorno no dia 20. “Primeiramente temos que garantir os direitos fundamentais dos trabalhadores. Quanto ao funcionamento da unidade, precisamos de 24 horas para restabelecer a normalidade”, disse. Rosa Pedro, diretora do Instituto de Psicologia (IP), da mesma forma, defendeu a volta das atividades na quarta-feira. “O retorno não deve ser uma posição individual, mas política. Precisamos chegar a um acordo”, sugeriu, em fala que antecedeu a determinação do reitor. 

A professora Lilia Guimarães Pougy, decana do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), aprovou a ação do Ministério Público do Trabalho. “A UFRJ não está indiferente à situação dos trabalhadores. Estamos tomando as providências para reparar os prejuízos causados (aos funcionários das empresas terceirizadas). É tempo de celebrarmos o fato de a UFRJ ter acionado o Ministério Público do Trabalho. Temos que criar alternativas para as terceirizações. É importante unificar a nossa luta. O CSCE (Conselho Superior de Coordenação Executiva) vai recepcionar as denúncias de assédio e abuso contra os trabalhadores. No curto prazo, a Reitoria está agindo para reparar os efeitos negativos neste contexto”, afirmou a decana.

Movimento estudantil

Foto: SeCom/CFCH

Os estudantes que ocupam a Reitoria desde a última sessão ordinária (ocorrida  no dia 14 de maio) tomaram o salão do Consuni em apoio aos trabalhadores terceirizados e para reivindicar o debate sobre políticas de assistência estudantil. O caso mais lembrado pelos discentes foi o de Terezinha Costa, ex-funcionária da Qualitécnica e vice-presidente da Associação dos Trabalhadores Terceirizados da UFRJ (Attufrj), demitida pela empresa após rebelar-se contra a precariedade das condições de trabalho.

Ao final da reunião, o vice-reitor da UFRJ, Antônio Ledo, atendendo a reivindicação dos estudantes, comunicou a realização da sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), nesta quinta-feira (21/05), com a pauta única que tratará da política de assistência estudantil. Os discentes comemoraram a decisão.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla