Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

Reitor da UFRJ repudia ação da Polícia Militar

O ônibus, vindo da zona norte da cidade, foi parado por policiais e os rapazes, a maioria negros, obrigados a descer e encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ciaca), em Laranjeiras. Nenhum deles portava armas ou substâncias ilícitas. De acordo com a reportagem de Carolina Heringer e Rafaella Barros, do jornal Extra, os jovens ficaram quatro horas sem comer, durante o tempo em que tiveram suas liberdades cerceadas pelos agentes do Estado. Os defensores públicos Eufrásia Souza das Virgens e Rodrigo Azambuja, condenaram a ação policial.

Leia a nota na íntegra:

Moção de repúdio

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reunido em 27 de agosto de 2015, vem a público repudiar a ação promovida pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro que recolheu 15 adolescentes negros e pobres do transporte público, que os conduzia à praia, e os encaminhou ao Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente sem qualquer amparo legal.

O direito à liberdade e à não-discriminação, amparados pelo Art. 5º, XV e Art. 6º da Constituição Federal, não contempla limitações baseadas em aspectos sociais e raciais.

A UFRJ, cumprindo seu dever de difusão e defesa dos valores democráticos, repudia esta ação, por considerá-la antagônica à necessidade de superação das desigualdades sociais e raciais, evidenciando e aprofundando o racismo institucional, e por violar a dignidade desses jovens e seus direitos garantidos na Constituição.

Prof. Roberto Leher

Reitor

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla