Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

Dia do Professor: data para celebrar a produção de conhecimento e lutar pela universidade pública

O trabalho docente na universidade é um labor muito particular. Os professores são necessariamente apaixonados pela ciência, cultura e arte e, de forma mais marcante, por seu objeto de estudo. Isso exige extraordinária disciplina de trabalho, pois é uma produção sistemática de conhecimento.

O professor precisa saber para compreender os problemas dos povos, as questões teóricas e, sobretudo, sentir e estar apaixonado pela docência, por compartilhar dialogicamente o conhecimento com seus estudantes e com a sociedade.

A comemoração do Dia dos Professores deve ser também a celebração do desejo de uma sociedade livre de exploração, expropriações e opressões. O fazer docente requer solidariedade, criatividade e determinação.

Neste ano, duros cortes no orçamento das universidades têm produzido condições adversas em nosso dia a dia. São recursos que, contingenciados no âmbito do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, comprometem atividades básicas de manutenção, ensino, extensão, e pesquisas de grande relevância para o país.

Em cada sala de aula, departamento e unidade hospitalar, os professores demonstram que resistirão com firmeza à desestruturação do patrimônio público arduamente conquistado.

No Brasil, o trabalho docente requer luta permanente por infraestrutura em laboratórios, grupos de pesquisa, coletivos de arte e cultura. Nossos professores têm manifestado coragem, disposição coletiva de defesa da educação pública e vinculação com o porvir da nação. Essa paixão é estruturante de sua vida laboral e merece o reconhecimento de todos nós, comunidade universitária e sociedade. Parabéns a todos os nossos docentes! Lutemos! Celebremos!

Roberto Leher

Reitor da UFRJ

Cidade Universitária da UFRJ, 15 de outubro de 2015.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla