Dia do Professor: data para celebrar a produção de conhecimento e lutar pela universidade pública

O trabalho docente na universidade é um labor muito particular. Os professores são necessariamente apaixonados pela ciência, cultura e arte e, de forma mais marcante, por seu objeto de estudo. Isso exige extraordinária disciplina de trabalho, pois é uma produção sistemática de conhecimento.

O professor precisa saber para compreender os problemas dos povos, as questões teóricas e, sobretudo, sentir e estar apaixonado pela docência, por compartilhar dialogicamente o conhecimento com seus estudantes e com a sociedade.

A comemoração do Dia dos Professores deve ser também a celebração do desejo de uma sociedade livre de exploração, expropriações e opressões. O fazer docente requer solidariedade, criatividade e determinação.

Neste ano, duros cortes no orçamento das universidades têm produzido condições adversas em nosso dia a dia. São recursos que, contingenciados no âmbito do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, comprometem atividades básicas de manutenção, ensino, extensão, e pesquisas de grande relevância para o país.

Em cada sala de aula, departamento e unidade hospitalar, os professores demonstram que resistirão com firmeza à desestruturação do patrimônio público arduamente conquistado.

No Brasil, o trabalho docente requer luta permanente por infraestrutura em laboratórios, grupos de pesquisa, coletivos de arte e cultura. Nossos professores têm manifestado coragem, disposição coletiva de defesa da educação pública e vinculação com o porvir da nação. Essa paixão é estruturante de sua vida laboral e merece o reconhecimento de todos nós, comunidade universitária e sociedade. Parabéns a todos os nossos docentes! Lutemos! Celebremos!

Roberto Leher

Reitor da UFRJ

Cidade Universitária da UFRJ, 15 de outubro de 2015.