Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

Palácio Universitário recebe exposição sobre o Hospício Pedro II

 

O local foi escolhido por ter sido a sede do Hospício Pedro II, durante o século XIX. A exposição exibe fotografias do acervo do Instituto Philippe Pinel e do Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ, que reconstituem a arquitetura e o uso do local à época. O palácio recebeu o primeiro hospital para tratamento de pacientes psiquiátricos, a partir do decreto n° 82 de 18 de julho de 1841, assinado pelo imperador que deu nome ao estabelecimento. Entre 1852 e 1944, a casa recebeu os chamados “alienados”, que vagavam pelas ruas da então capital do Império. Entre os internos esteve o escritor Lima Barreto, que descreveu sua segunda passagem pelo local, entre dezembro de 1919 e fevereiro de 1920, em “Diário do hospício”. 

A exposição é resultado da pesquisa realizada pela equipe de Arquitetura e Projetos do FCC-UFRJ e busca atender a demandas relativas ao uso dos pátios descobertos e responder às indagações sobre os ocupantes do antigo Hospício de Pedro II. O levantamento de dados durou oito meses e apresenta aspectos da Arquitetura do monumento enquanto hospital psiquiátrico. 

O acesso à exposição se dará pela entrada principal do Instituto de Economia (IE) e da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC). O Palácio Universitário está localizado no campus da Praia Vermelha da UFRJ. O endereço é Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca. A entrada é franca.

 

Com informações de Cissa Gomes, relações públicas do Fórum de Ciência e Cultura.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla