Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

CFCH faz balanço sobre a participação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

As apresentações contaram com a presença da decana Lilia Guimarães Pougy, Ludmila Fontenele Cavalcanti, superintendente acadêmica, e Sabrina Moehlecke, coordenadora de Integração Acadêmica de Extensão, que mediou o evento
. Algumas questões foram comuns a mais de um trabalho, como a necessidade de maior participação dos estudantes, incrementar a articulação dos projetos com o ensino, a pesquisa e a extensão, promover a maior interação com outras instituições, incentivar a articulação entre os trabalhos e aprimorar as formas de divulgação. 

Como forma de promover uma melhor compreensão sobre a Biologia e o Meio Ambiente, o projeto “Fundão Biologia”, coordenado pela professora Claudia Piccinini, da FE-UFRJ, criou o blog Clipping Socioambiental. O objetivo é realizar uma abordagem crítica do discurso sobre a ciência na mídia comercial. De acordo com a coordenadora, o trabalho procura chamar a atenção para “a compreensão das disputas ideológicas que envolvem a construção do conhecimento científico” e incentivar professores e alunos a produzirem seus próprios textos. Desta forma, busca-se fugir do senso comum dos veículos de imprensa, que “apresentam sempre o produto final da ciência e sob a perspectiva de seus interesses de classe”. 

Outro ponto abordado foi estimular a participação dos alunos da Educação Básica.  Monique França, professora da Faculdade de Educação (FE) e coordenadora do projeto do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade (Lapeade), relatou a sua experiência. Em uma das atividades da mostra, as crianças preenchiam as lacunas da “Árvore dos valores inclusivos” com expressões sobre o tema. “A importância desta atividade é que os alunos construam o trabalho com suas próprias ideias. ‘Perdão’, ‘acolhimento’ e ‘respeito’ foram algumas das palavras lembradas”, recordou.

A forma de utilização do material didático também foi mencionada. Paulo Duarte Silva, um dos coordenadores do trabalho “O uso do Cinema como recurso didático para o ensino da História”, do Instituto de História (IH) da UFRJ, falou sobre a iniciativa de explorar as relações entre a sétima arte o ensino da História Medieval, em específico. “As atividades utilizam o caráter lúdico da atividade para um público amplo, e, ao mesmo tempo, as potencialidades pedagógicas a serem exploradas pelos professores”, explicou. 

Sob esse mesmo aspecto, a professora Cristina Wigg, do Instituto de Psicologia (IP), falou sobre o projeto de extensão “Avaliação Neuropsicológia de Crianças e Adolescentes com Dificuldade de Aprendizagem”. Neste trabalho são utilizados jogos e atividades cognitivas para a realização de avaliações neuropsicológicas. “Este projeto demonstra como a estimulação pode despertar e desenvolver habilidades”, explica.

Mais um ponto destacado foi a maior integração entre as exposições em todos os campi, de forma que os trabalhos sejam expostos ao maior público possível. A professora Cristal Oliveira Moniz Aragão, coordenadora do trabalho “Psicologia e circo social: construindo laços no trabalho social com crianças e adolescentes”, relatou a dificuldade de interação com alunos da Educação Básica. Seu projeto consiste em utilizar técnicas circenses como parte do processo de ensino a partir da emergência da grupalidade entre os participantes. No entanto, como a apresentação ter sido realizada no campus da Praia Vermelha, a atividade limitou-se aos alunos do Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ. Como forma se resolver esta questão foram apontadas a importância em aprimorar a oferta de transporte e a unificação da atividade “Conhecendo a UFRJ” e a SNCT.

 

Fotos: Ludmila Fontenele Cavalcanti.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla