Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

CONSELHO DO CFCH APROVA A CRIAÇÃO DE COMISSÃO PARA A DEFESA DA LEGALIDADE DEMOCRÁTICA E DA SOBERANIA POPULAR.

CONSELHO DO CFCH APROVA A CRIAÇÃO DE COMISSÃO PARA A DEFESA DA LEGALIDADE DEMOCRÁTICA E DA SOBERANIA POPULAR.


Na última segunda-feira (28/03), o Conselho de Coordenação do CFCH aprovou a criação de uma Comissão para a defesa da legalidade democrática e da soberania popular. A proposta, apresentada e defendida pelo Prof. Carlos Eduardo Martins, representante dos professores adjuntos do CFCH no Consuni, foi recepcionada positivamente pelo Conselho nos termos da resolução aprovada (em anexo) e terá a missão de “coordenar e divulgar ações para a defesa da legalidade democrática e da soberania popular ameaçadas pelas tentativas de desestabilizá-las em curso no Brasil”.


A comissão será presidida pelo Prof. Carlos Eduardo Martins e formada por docentes, técnicos e estudantes da universidade, com vistas a organizar e potencializar manifestações e iniciativas da comunidade da UFRJ em defesa da legalidade democrática e da soberania popular.

 

Proposta de Criação de Comissão de Defesa da Legalidade Democrática e Soberania Popular.

O agravamento da crise política no país vem colocando em risco as garantias constitucionais da segurança nacional, dos direitos individuais, da soberania popular e do regime democrático. Tal situação exige ampla mobilização da sociedade civil e das instituições comprometidas com a República para defendê-los.

Devemos repudiar a manipulação da informação por monopólios dos meios de comunicação, em especial pela Rede Globo de Televisão, associada à partidarização de setores do Poder Judiciário, cujo o objetivo é o de semear ódios e a desestabilização política para estabelecer o golpe de Estado e um regime de exceção. Tais procedimentos afrontam às liberdades constitucionais e o Estado democrático de direito.

Cabe às universidades públicas papel essencial na defesa da ordem constitucional e das liberdades democráticas, produzindo e difundindo conhecimento de interesse social contra o monopólio empresarial da informação, destinado, no contexto que vivenciamos, a reestabelecer períodos de sombras e de terror na história de nosso país. As ameaças ao mandato da Presidenta da República e aos direitos políticos do ex-Presidente Luiz Ignácio da Silva, a violação aos seus direitos individuais, as tentativas de imposição por emenda constitucional do regime parlamentarista, bem como a violência física, moral e psicológica contra o exercício coletivo ou individual da vida democrática, devem ser objeto de preocupação constante por parte de nossas instituições de ensino superior e dos diversos segmentos de sua comunidade acadêmica.

O impedimento da Presidenta da República sem fundamento jurídico é golpe de Estado, a perda de direitos políticos sem base legal é a cassação dos mesmos, e a imposição do parlamentarismo sem plebiscito, é a violação da soberania popular. O uso de maiorias parlamentares em um Congresso Nacional, desacreditado pela opinião pública, não constitui fonte de legitimidade e de direito se violar os princípios da Constituição e das leis brasileiras, nem tampouco a extrapolação dos poderes da Magistratura, que transforma o Estado de Direito num Estado de Polícia reforçado pelo monopólio das tecnologias de comunicação e da informação.

Em razão da gravidade da conjuntura brasileira, propomos a criação de uma comissão de defesa da legalidade democrática e da soberania popular na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Esta comissão deverá estar constituída por docentes, técnicos e estudantes com a missão de auxiliar a mobilização, a difusão de conhecimentos e a garantia dos direitos coletivos e individuais na defesa do Estado democrático de direito em nosso país. Para isso deverá atuar nas seguintes direções:

a)      Pensar temas estratégicos para a realização de manifestações, atos e colóquios

b)      Criar uma página na web para socialização de conhecimentos e informações

c)       Articular-se com as demais universidades e movimentos sociais para realizar atividades conjuntas

d)   Buscar a difusão na imprensa das atividades realizadas na UFRJ ou em conjunto com seus parceiros em defesa da legalidade democrática e da soberania popular

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla