Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

"Se não fosse pela União Soviética, nós não estaríamos aqui"

 

A professora Anita Leocádia Prestes traçou um longo histórico do início da luta operária no Brasil, quando migrantes portugueses, espanhóis e italianos desembarcaram por aqui. A historiadora comentou que o início da tradição sindical brasileira se deu através de adeptos do anarquismo e não do socialismo. “Anarquistas e marxistas disputavam a liderança do movimento operário na Europa. No Brasil, a luta operária não encontrava espaço no âmbito parlamentar, onde predominavam os grandes oligarcas e donos de terras. A luta de classes acontecia no meio sindical e era liderada pelos anarquistas”, analisou. 

Com a fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB), em 1922, ocorreu uma aproximação com o movimento tenentista, onde militava Luís Carlos Prestes, pai de Anita. De acordo com a historiadora, esta aliança se deu como uma tentativa de derrotar as oligarquias dominantes à época. “No entanto, o grande erro cometido foi buscar reproduzir por aqui uma cópia das teses de Lênin, sem uma análise mais profunda da realidade brasileira e sem um conhecimento maior da teoria revolucionária russa”, explica Anita, destacando ainda a demora da chegada de livros sobre a teoria marxista ao Brasil. Segundo ela, essas foram algumas das causas históricas das derrotas do campo progressista no Brasil no século XX. 

José Paulo Netto concordou em parte com a análise sobre o que ele denominou de “atraso intelectual brasileiro”. “Nossos acadêmicos, ainda hoje, têm uma visão caricatural do Marxismo”, afirmou. “Nossa visão acadêmica sobre processos revolucionários é a da Revolução Francesa”, prosseguiu. “O rebatimento sobre os processos revolucionários na Europa foi muito débil no Brasil”, completou. 

De acordo com o professor emérito da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ, a desqualificação das lutas populares é histórica no Brasil e permanece até os dias de hoje. “A Revolução Russa é extremamente atual, não apenas pelos seus objetivos, como também pelos seus equívocos”, disse. Para José Paulo Netto, a principal característica que marca este processo revolucionário é o seu caráter de “planetarização”, nas palavras do professor. “O que é novo na Revolução Russa é ela ter se tornado uma referência imediata e de impacto mundial, não apenas na massa de trabalhadores, como também na intelectualidade”, comentou. 

Os impactos em todo o mundo da Revolução Russa são, para o professor, muito maiores do que hoje o senso comum pode supor. “Se não fosse a União Soviética, talvez nós não estivéssemos aqui”, disse, em referência à Batalha de Stalingrado, entre 1942 e 1943, quando o Exército Vermelho, comandado pela União Soviética, derrotou o exército alemão, naquela que é considerada a batalha determinante para a derrota das forças nazistas na II Guerra Mundial. José Paulo Netto concluiu, ressaltando a relevância no resgate da memória revolucionária nos dias de hoje. “No Brasil, em pleno século XXI, todo movimento antipovo e antidemocrático é anticomunista. Só este fato nos dá a importância do impacto revolucionário em nosso país”, finalizou.

 

Fotos: Cícero Rabello/CPM/ECO-UFRJ.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla