Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

Escola de Educação Infantil e as conquistas do ensino básico na UFRJ

 

Criada em 1981 para ser uma unidade exclusiva para filhos de servidores da Universidade, a Escola ocupou um prédio cedido pelo Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG). Durante três décadas vinculada à Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), a EEI atendeu o público interno, tornando-se referência no ensino para a primeira infância. Porém, em 2013, após diretrizes do Ministério da Educação (MEC), a escola foi, enfim, institucionalizada e passou a órgão complementar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), tornando seu acesso universal.

Segundo Alessandra Sarkis, diretora da EEI, a institucionalização foi um passo importantíssimo para a Escola, que agora pode atender a toda a comunidade. “Quando éramos vinculados à PR-4, não éramos reconhecidos oficialmente, não tínhamos concursos específicos para a Escola já que não existia esse reconhecimento. Por isso nosso corpo técnico ainda é majoritariamente formado por técnicos-administrativos e professores substitutos, que são temporários.”

A Escola segue um modelo pedagógico que baseia a construção do saber na vivência da criança, a partir de sua visão e participação, e não na experiência do adulto. Sarkis explica que esse formato era muitas vezes prejudicado pela saída precoce dos professores. “O tempo de permanência de um temporário é pequena. Como o ensino básico tradicional não costuma trabalhar com o mesmo modelo, precisamos capacitar o funcionário que consegue passar em concursos efetivos ou um melhor posicionamento no mercado”, completa.

Para Aline Crispim, vice-diretora da EEI, a mudança para o CFCH e a institucionalização da Escola, que recebeu quatro professores no último concurso, garantiram um avanço nesse sentido. Além disso, o acesso universal aumentou a procura e o reconhecimento da Escola. Em 2013, primeiro ano em que o sorteio foi aberto ao público externo, foram 273 inscritos para as 43 vagas. Em 2016, foram 2.378 inscrições para 25 vagas.

 

Fotos: Diogo Vasconcellos/CoordCOM-UFRJ.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla