FE-UFRJ completa 50 anos

A Faculdade de Educação (FE) da UFRJ completa 50 anos no dia 11 de julho de 2018. Para celebrar a data, serão realizadas diversas atividades ao longo deste ano. Entre os eventos previstos estão exposições, atividades artísticas, cineclubes e entrevistas.

Em dezembro último, foi lançado o logotipo oficial (foto ao lado) que será utilizado em documentos e materiais de divulgação. A programação na íntegra das atividades será divulgada em breve na página da FE-UFRJ e no seu perfil da rede social Facebook.

Leia abaixo a nota da FE-UFRJ sobre as comemorações:

Neste ano de 2018, a Faculdade de Educação da UFRJ completa 50 anos. Meio século de existência não é pouca coisa e, portanto, é chegado o momento de comemorar: não simplesmente no esperado 11 de julho, data de nosso aniversário, mas durante o ano inteiro. Na Faculdade de Educação da UFRJ, 2018 será sinônimo de festa, alegria e júbilo, e também de intensa reflexão, pois o orgulho de fazer 50 anos vem acompanhado da celebração do compromisso com a educação universal, pública e gratuita.

Os 50 anos da Faculdade de Educação da UFRJ serão guiados pelo empenho de pensar o presente, o passado e o futuro da instituição, suas temporalidades bifurcantes, reconhecendo sua tradição e história, seu papel de resistência no cenário atual e os desafios para o próximo meio século de vida. Esses três eixos, intrinsecamente enlaçados e atravessados uns pelos outros, tratarão de refletir, em constante diálogo com o passado e o futuro, sobre a universidade pública e as ameaças que a coíbem hoje; sobre a democratização do ensino superior, envolvendo questões relacionadas às demandas e ao reconhecimento de minorias e às lutas de classe; e sobre a formação de professores e sua relação com a escola pública, as políticas de acesso, permanência e laicidade, e os pilares de atuação da FE (ensino, pesquisa e extensão).

A partir dessa estrutura serão desenvolvidas as atividades de comemoração dos 50 anos da FE, que acontecerão do início ao fim de 2018 e envolverão uma série de propostas, como exposições, atividades artísticas, cineclube e entrevistas. Para dar início aos trabalhos, foi lançado, na última confraternização de fim de ano, o logotipo elaborado especialmente para nossa celebração, e que será utilizado ao longo de 2018 nos documentos oficiais, divulgações e demais veículos de comunicação.

Fiquem atentos ao site e ao Facebook da Faculdade de Educação da UFRJ para saber das últimas novidades e conferir nossa programação!

Direção FE/UFRJ SeCult FE/UFRJ.