Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

CFCH repudia intervenção federal no Rio de Janeiro

 

Manifestação do Centro está em consonância com a análise de especialistas da área de Segurança Pública

O Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), reunido em sua 828ª sessão ordinária realizada na última segunda-feira (26/02), aprovou nota de repúdio ao decreto presidencial que determina a intervenção federal de natureza militar na Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro. A manifestação se refere ao documento assinado pelo presidente da República, no dia 16 de fevereiro, que confere ao general Walter Souza Braga Neto o controle operacional sobre as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Administração Penitenciária. 

Clique aqui para ler a nota na íntegra

De acordo com a nota do CFCH, “a medida abre uma prerrogativa que remete aos tempos do regime militar, quando os direitos civis e as liberdades individuais foram suprimidos”. Os conselheiros criticam “o caráter militarizado conferido às políticas de Segurança Pública” pela lógica que remete à “‘guerra às drogas’, implementada em países da América Latina, e que até hoje não obteve outro resultado que não o desperdício de vidas humanas”. Por fim, o texto ressalta o histórico de criminalização da população negra, pobre e moradora de favelas e bairros populares. “A habitual utilização do uso da força para repressão e controle social, portanto, deve ser rechaçada por todos aqueles que prezam os valores democráticos e a garantia dos direitos e liberdades de todos os indivíduos”, diz a nota.

Justificativa carece de dados

O decreto presidencial justifica a intervenção pelo que denomina “grave comprometimento da ordem pública”. No entanto, de acordo com o mais recente “Atlas da Violência”, produzido pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas (Ipea)/Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que reúne informações até o ano de 2015, o Rio de Janeiro aparece na 18ª colocação entre os estados da federação, com 30,6 homicídios por 100 mil habitantes, no ranking liderado por Sergipe, que contabilizou 58,1/100 mil habitantes. Ainda sobre a avaliação do estado neste índice, é importante observar a redução de 11,9% em relação a 2014, de 13,6% no período 2010-2015, e de 36,4% de 2005 a 2015. 

Outra observação relevante é o ineditismo da medida desde a redemocratização do país, em 1985. Apesar do apoio das Forças Armadas em operações, como na conferência Rio 92 e nos megaeventos em 2014 e 2016, o atual decreto confere ao interventor o controle sobre toda a Segurança Pública do estado. 

Objetivo político?

Para Michel Misse, professor titular de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ e coordenador do Núcleo de Estudos de Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu), o decreto tem objetivo político. “Não houve planejamento, discussão prévia de objetivos e estratégias e justificativa séria para uma decisão tão grave”, afirma Misse em artigo publicado no boletim semanal da Associação dos Docentes da UFRJ (Adufrj). “Tudo leva a crer que o objetivo imediato foi político, seja para tentar diminuir a rejeição de Temer, seja para capitalizá-lo para as próximas eleições, apropriando-se de parte do discurso repressivo do candidato da extrema direita”, continua o professor. 

Misse também alerta para o risco de medidas como os mandados coletivos de busca e apreensão, sugeridos pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. “Indica que os objetivos continuam a ser as áreas de baixa renda da cidade, controladas por facções e milícias. Se essas medidas que são claramente inconstitucionais e contrárias ai que o Código de Processo Penal expressamente determina, forem aprovadas pelo STF, estaremos a um passo de uma radicalização sem precedentes desde o período de redemocratização e o STF terá abdicado de suas atribuições constitucionais a favor dos militares”, aponta o coordenador do Necvu.

Não à lógica da guerra

O professor Roberto Leher, reitor da UFRJ, também se manifestou contrário ao decreto presidencial. Para o magnífico, todas estratégias recentes na área da Segurança Pública no estado do Rio de Janeiro têm se mostrado fracassadas. “A violência urbana não é passível de ser enfrentada com a lógica da guerra e da ratio militar. A ocupação da Maré pelas Forças Armadas confirmou isso. Nada mudou após a saída das tropas”, analisa o reitor em entrevista ao Boletim da Adufrj. 

A exemplo de Misse, Leher também acredita que o decreto pode ser nocivo à democracia brasileira. “É um precedente importante, o primeiro desde o fim da ditadura empresarial-militar. Mais uma peça no tabuleiro do jogo político foi inserida, turvando o horizonte democrático no país”, afirma o reitor. “O medo e o sofrimento da população são terrenos férteis para a ‘mão forte’, o ‘pai patrão’ e, por isso, inicialmente a população irá apoiá-la. O governo e muitas frações do bloco de poder sabem disso. Com a medida, alguns setores com poder e dinheiro podem estar testando uma hipótese – que é incompatível com o Estado democrático de Direito”, completa. 

Leher entende que a solução para o fim da violência urbana não está na utilização do aparato repressivo do Estado. “Em geral, países com menor desigualdade e com maior tradição democrática possuem baixos de violência. Mas isso significa alterar o padrão de acumulação do capital, o que exige mudanças estruturais profundas. Não há atalho fácil para resolver essas questões, mas não será com irracionalismo e sufocamento da democracia que as resolveremos”, conclui o reitor da UFRJ.

Ilegitimidade e punitivismo

Em debate realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj) nesta quarta-feira (28/02), o professor de Direito Penal Nilo Batista, da UFRJ, Uerj e da Universidade Cândido Mendes, chamou a atenção para a confluência de dois fatores que, segundo ele, resultaram no decreto. “O primeiro é a ilegitimidade do governo, que o obriga a uma série de atos arbitrários, como as reformas trabalhista e previdenciária, da forma como estão sendo feitas, e, agora essa intervenção”, analisou. “O segundo, é o clima punitivista generalizado no país. De repente, nós começamos a acreditar que vamos conseguir resolver todos os nossos problemas com a criminalização. Há um endeusamento do sistema penal”, completou o advogado e presidente do Instituto Carioca de Criminologia (ICC).

Outro convidado do encontro, o diploma Celso Amorim alertou para a utilização indevida das Forças Armadas. “Está havendo uma militarização da Segurança Pública. As Forças Armadas existem para defender o pais de um adversário. Mas ela está sendo usada contra o seu próprio povo. A impressão que se pode ter de fora é a de uma guerra de classes, em que a elite está combatendo a população mais pobre. E o Exército está sendo usado para isso”, afirmou. O ex-ministro das Relações Exteriores do governo Lula e ex-ministro da Defesa do governo Dilma Rousseff, a partir de sua experiência no meio, afirmou que a intervenção pode estar sendo incômoda mesmo entre os militares. “Eu acredito que muitos oficiais podem estar se sentido desconfortáveis com o uso político desta ação. Existem muitos projetos estratégicos aguardando a alocação de recursos, que podem ficar em segundo plano para que esta intervenção seja realizada”, apontou o diplomada.

Lênin Pires, professor de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense (UFF), falou sobre o histórico de truculência policial no Brasil. “Já vivemos o tempo da ‘gratificação faroeste’, que premiava policiais que mais matavam. O Bope é uma tropa feita para matar. E as UPPs atenderam a um interesse de mercado em algumas favelas da cidade. Este é o contexto histórico que resulta hoje nesta intervenção”, comentou. O professor da UFF também apontou o recorte racista das ações de Segurança Pública. “Existe uma suspeição automática, principalmente contra indivíduos negros e pobres. Este gradiente de cor e de classe nas medidas repressivas do estado é uma tradição em nosso país”, analisou. A saída, para o especialista, é a mobilização popular. “Ainda que consideremos a carência de fundamentos que justifiquem esta intervenção, não é possível acreditar na isenção do Poder Judiciário, que deu sustentação a todas as ilegitimidades cometidas recentemente. As redes sociais são uma ferramenta importante, mas têm a sua limitação. A única saída possível, em minha opinião, é a luta nas ruas”, concluiu Lênin, conclamando os trabalhadores da UFRJ a reunir-se. 

 

Foto 1 (soldado fichando o cidadão): Danilo Verpa/Folhapress

Foto 2 (mesa de debates Sintufrj): Pedro Barreto/SeCom-CFCH

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla