V Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos do NEPP-DH inscreve até 1o de agosto

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp-DH) recebe, até o dia 1º de agosto, inscrições para o V Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos.

O objetivo do curso é promover uma reflexão acerca da representação das diferentes formas de violência (contra a população negra, moradores de favelas e periferias, de gênero e outras) na mídia empresarial e propor alternativas discursivas à comunicação hegemônica. O público preferencial são moradores de favelas e periferias, líderes comunitários, comunicadores populares, profissionais com atuação nesses territórios e demais interessados. O formato do curso mescla aulas expositivas, mesas de debates, exibição de material audiovisual e rodas de conversa.

As aulas acontecem nos dias 9, 16, 23 e 30 de agosto; 6, 13 e 27 de setembro; 4, 11 e 25 de outubro; 1º e 8 de novembro, das 17h30 às 20h30, no auditório do Nepp-DH, localizado no campus universitário da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca). Total de vagas: 60 vagas.

Os interessados devem enviar nome, endereço, profissão e os motivos pelos quais deseja participar (até 3 linhas) para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 1º de agosto. Serão excluídos candidatos que manifestarem incitações de ódio, violência e intolerância de qualquer espécie. Os candidatos serão selecionados através de sorteio público a ser realizado no dia 2 de agosto em local e horário a ser informado na página do Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos no Facebook

O curso é uma realização do Nepp-DH e da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), através do edital de Registro Único de Ações de Extensão (RUA) da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, com o apoio das entidades parceiras Defezap, Fórum Grita Baixada, Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) e Redes da Maré.

Confira a programação abaixo:

2 de agosto: sorteio público dos candidatos.

9 de agosto: aula inaugural do curso: O extermínio da juventude negra no Brasil. Palestrantes: Mônica Francisco, cientista social e liderança do Movimento de Favelas; Renata Souza, jornalista e doutora em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ; e Vantuil Pereira, historiador, professor e diretor do Nepp-DH. Mediação: Aline Sant´Ana, jornalista e mestra em Comunicação pelo PPGCOM/Uerj.

16 de agosto: segunda aula. Apresentação do curso “Mídia, violência e Direitos Humanos” e apresentação dos alunos. Palestrantes: Pedro Barreto, jornalista do SeCom/CFCH, doutor em Comunicação e Cultura e coordenador do curso; e Diego Santos Francisco, jornalista, mestre em Comunicação pelo PPGCom/Uerj e doutorando em Relações Étnico-Raciais pelo Cefet. Mediação: Aline Sant´Anna, jornalista, mestra em Comunicação pelo PPGCOM/Uerj e professora do Cederj.

23 de agosto: terceira aula: “O que são os Direitos Humanos?”. Professor: a confirmar.

30 de agosto: quarta aula: Teoria crítica dos Direitos Humanos: Ana Cláudia Tavares, professora do Nepp-DH/UFRJ.

6 de setembro: Mesa “Bandidos e vítimas virtuais: a representação da violência na mídia”, com a presença dos professores Michel Misse (IFCS) e Paulo Vaz (ECO). Mediação: Tatiana Lima, jornalista e professora da UFRRJ.

13 de setembro: quarta aula: mesa de debates “O monopólio midiático no Brasil: é possível mudar ‘por dentro’?”. Professoras: Suzy dos Santos (ECO/UFRJ) e Márcio Castilho (UFF). Mediação: Akemi Nitahara, jornalista da EBC.

27 de setembro: sétima aula: “A violência de gênero e a questão de gênero”. Professores: Lilia Guimarães Pougy (ESS) e Pedro Paulo Bicalho (IP e Nepp-DH/UFRJ). Mediação: Maria Niedja, assistente social e ativista da Unegro/Caxias.

4 de outubro: oitava aula: mesa de debates: “A violência contra mulheres, gays, lésbicas e transexuais”. Palestrantes: Renata Saavedra (jornalista e doutora pela ECO), Gabi Oliveira, youtuber do canal DePretas; e Indianare Siqueira, ativista e militante trans e idealizadora do projeto PreparaNem. Mediação: Lilian Barbosa, assistente social, pós-graduanda do Nepp-DH e integrante do Coletivo de Mulheres da Escola de Serviço Social da UFRJ, do Coletivo de Negras e Negros da ESS-UFRJ Dona Ivone Lara e do Coletivo de Mulheres Afroindigena Zacimbagaba.

11 de outubro: nona aula: “Encarceramento e adolescentes em conflito com a lei”. Professores: Eduardo Caon (TV Degase), Lívia Vidal, assistente social e mestre em Educação, e Marcelo Biar, historiador e professor no Sistema Prisional. Mediação: Vanusa Maria de Melo, professora e mestra em Educação pela PUC-Rio.

25 de outubro: décima aula: “Comunicação comunitária e outras narrativas”. Palestrantes: Cláudia Santiago Gianotti (jornalista e coordenadora do NPC), Guilherme Pimentel (coordenador do Defezap), Hélio Euclides (jornalista Redes da Maré) e Michel Silva (jornalista do Fala Roça). Mediadora: Thaís Cavalcante, jornalista e co-criadora do Portal Favela em Pauta.

1º de novembro: décima primeira aula: Políticas Públicas em Direitos Humanos. Professor Pedro Paulo Cunca Bocayuva (Nepp/DH).

8 de novembro: décima segunda aula. Exibição do filme “Nossos mortos têm voz”, produzido pelo Fórum Grita Baixada e Quiprocó Filmes, seguido de roda de conversa com os realizadores.