Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

V Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos do NEPP-DH inscreve até 1o de agosto

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp-DH) recebe, até o dia 1º de agosto, inscrições para o V Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos. 

O objetivo do curso é promover uma reflexão acerca da representação das diferentes formas de violência (contra a população negra, moradores de favelas e periferias, de gênero e outras) na mídia empresarial e propor alternativas discursivas à comunicação hegemônica. O público preferencial são moradores de favelas e periferias, líderes comunitários, comunicadores populares, profissionais com atuação nesses territórios e demais interessados. O formato do curso mescla aulas expositivas, mesas de debates, exibição de material audiovisual e rodas de conversa.

As aulas acontecem nos dias 9, 16, 23 e 30 de agosto; 6, 13 e 27 de setembro; 4, 11 e 25 de outubro; 1º e 8 de novembro, das 17h30 às 20h30, no auditório do Nepp-DH, localizado no campus universitário da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca). Total de vagas: 60 vagas.

Os interessados devem enviar nome, endereço, profissão e os motivos pelos quais deseja participar (até 3 linhas) para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 1º de agosto. Serão excluídos candidatos que manifestarem incitações de ódio, violência e intolerância de qualquer espécie. Os candidatos serão selecionados através de sorteio público a ser realizado no dia 2 de agosto em local e horário a ser informado na página do Curso de Extensão Mídia, Violência e Direitos Humanos no Facebook

O curso é uma realização do Nepp-DH e da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), através do edital de Registro Único de Ações de Extensão (RUA) da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, com o apoio das entidades parceiras Defezap, Fórum Grita Baixada, Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) e Redes da Maré.

Confira a programação abaixo:

2 de agosto: sorteio público dos candidatos.

9 de agosto: aula inaugural do curso: O extermínio da juventude negra no Brasil. Palestrantes: Mônica Francisco, cientista social e liderança do Movimento de Favelas; Renata Souza, jornalista e doutora em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ; e Vantuil Pereira, historiador, professor e diretor do Nepp-DH. Mediação: Aline Sant´Ana, jornalista e mestra em Comunicação pelo PPGCOM/Uerj.

16 de agosto: segunda aula. Apresentação do curso “Mídia, violência e Direitos Humanos” e apresentação dos alunos. Palestrantes: Pedro Barreto, jornalista do SeCom/CFCH, doutor em Comunicação e Cultura e coordenador do curso; e Diego Santos Francisco, jornalista, mestre em Comunicação pelo PPGCom/Uerj e doutorando em Relações Étnico-Raciais pelo Cefet. Mediação: Aline Sant´Anna, jornalista, mestra em Comunicação pelo PPGCOM/Uerj e professora do Cederj.

23 de agosto: terceira aula: “O que são os Direitos Humanos?”. Professor: a confirmar.

30 de agosto: quarta aula: Teoria crítica dos Direitos Humanos: Ana Cláudia Tavares, professora do Nepp-DH/UFRJ.

6 de setembro: Mesa “Bandidos e vítimas virtuais: a representação da violência na mídia”, com a presença dos professores Michel Misse (IFCS) e Paulo Vaz (ECO). Mediação: Tatiana Lima, jornalista e professora da UFRRJ.

13 de setembro: quarta aula: mesa de debates “O monopólio midiático no Brasil: é possível mudar ‘por dentro’?”. Professoras: Suzy dos Santos (ECO/UFRJ) e Márcio Castilho (UFF). Mediação: Akemi Nitahara, jornalista da EBC.

27 de setembro: sétima aula: “A violência de gênero e a questão de gênero”. Professores: Lilia Guimarães Pougy (ESS) e Pedro Paulo Bicalho (IP e Nepp-DH/UFRJ). Mediação: Maria Niedja, assistente social e ativista da Unegro/Caxias.

4 de outubro: oitava aula: mesa de debates: “A violência contra mulheres, gays, lésbicas e transexuais”. Palestrantes: Renata Saavedra (jornalista e doutora pela ECO), Gabi Oliveira, youtuber do canal DePretas; e Indianare Siqueira, ativista e militante trans e idealizadora do projeto PreparaNem. Mediação: Lilian Barbosa, assistente social, pós-graduanda do Nepp-DH e integrante do Coletivo de Mulheres da Escola de Serviço Social da UFRJ, do Coletivo de Negras e Negros da ESS-UFRJ Dona Ivone Lara e do Coletivo de Mulheres Afroindigena Zacimbagaba.

11 de outubro: nona aula: “Encarceramento e adolescentes em conflito com a lei”. Professores: Eduardo Caon (TV Degase), Lívia Vidal, assistente social e mestre em Educação, e Marcelo Biar, historiador e professor no Sistema Prisional. Mediação: Vanusa Maria de Melo, professora e mestra em Educação pela PUC-Rio.

25 de outubro: décima aula: “Comunicação comunitária e outras narrativas”. Palestrantes: Cláudia Santiago Gianotti (jornalista e coordenadora do NPC), Guilherme Pimentel (coordenador do Defezap), Hélio Euclides (jornalista Redes da Maré) e Michel Silva (jornalista do Fala Roça). Mediadora: Thaís Cavalcante, jornalista e co-criadora do Portal Favela em Pauta.

1º de novembro: décima primeira aula: Políticas Públicas em Direitos Humanos. Professor Pedro Paulo Cunca Bocayuva (Nepp/DH).

8 de novembro: décima segunda aula. Exibição do filme “Nossos mortos têm voz”, produzido pelo Fórum Grita Baixada e Quiprocó Filmes, seguido de roda de conversa com os realizadores.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla