Princípios norteadores
O Setor de Comunicação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (Secom/CFCH) tem como princípio atuar como ferramenta estratégica de administração da Decania do CFCH, atuando em duas frentes:
A) Comunicação Institucional: através da publicação e divulgação dos debates, deliberações e decisões do decano do CFCH e do Conselho de Coordenação do CFCH;
B) Divulgação Científica: tornando públicas as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela Decania do CFCH e pelas oito unidades que compõem este Centro - Colégio de Aplicação/Escola de Educação Infantil (CAp/EEI), Escola de Comunicação (ECO), Escola de Serviço Social (ESS), Faculdade de Educação (FE), Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), Instituto de História (IH), Instituto de Psicologia (IP) e Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH) -, praticando uma comunicação plural e democrática, promovendo o debate acadêmico e buscando alcançar e promover a participação dos quatro segmentos da comunidade universitária (docentes, discentes, servidores técnico-administrativos e trabalhadores terceirizados).
Histórico
Em janeiro de 2013, durante a gestão do professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro, iniciou-se o projeto de construção do Secom/CFCH-UFRJ. A proposta era viabilizar canais de comunicação entre a Decania deste centro, a comunidade universitária e o público externo, através da divulgação das atividades realizadas pelas unidades que fazem parte dele, suas pesquisas e reflexões. O Setor ampliou-se e consolidou-se durante a gestão da professora Lilia Guimarães Pougy. Neste período, foi criado o Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, que possibilitou a realização de exposições e eventos no espaço localizado no 2o andar do prédio da Decania.
Atualmente, sob a gestão do professor Vantuil Pereira, o Setor de Comunicação tem dado continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelas gestões anteriores e buscado intensificar a aproximação e a articulação com as Unidades Acadêmicas do CFCH e outros setores da universidade, através das redes sociais institucionais. Sob o protagonismo do professor Paulo Castro, substituto eventual do Decano e professor da Escola de Comunicação da UFRJ, o CFCH está em processo de criação de uma agência de comunicação em que se pretende aproximar o CFCH, através de seus projetos de extensão, do público externo.
Proposta de trabalho
O SeCom/CFCH tem como proposta difundir o pensamento produzido na área das Ciências Humanas e Sociais, levando sempre em consideração o caráter gratuito, laico, autônomo, democrático e socialmente referenciado desta universidade. Esta proposta se coaduna com a construção de uma política de Comunicação para a UFRJ, discussão na qual estão incluídos profissionais que atuam com a Comunicação desta universidade, professores, jornalistas, estudantes, entre outros.
Nossos canais
Convidamos a todas e todos a visitar os nossos canais na internet e nas redes sociais, avaliá-los, enviar sugestões e nos ajudar a construir ideias, propostas e soluções melhores para que possamos avançar gradual e continuamente. São eles:
CONSELHO DE COORDENAÇÃO
Apresentação
Calendário, Pautas e Atas
Composição
Moções
Regimento
Resoluções
Secretaria