Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

Consuni condena ação policial no Complexo da Maré

 

Confira a íntegra da moção:

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Consuni, reunido em sessão ordinária de 27/6/2013, torna pública sua defesa intransigente da liberdade de expressão e empresta solidário apoio às manifestações que vêm mobilizando a população brasileira, em defesa de direitos sociais basilares e de uma política que respeite, na prática, a dignidade dos cidadãos.

O Consuni manifesta total repúdio a atitudes de violência extremada, registradas em episódios em todo o país por grupos orquestrados, determinados a banir das ruas representantes de movimentos sociais e de partidos políticos, bem como os abusos cometidos pelas ações do Estado, através das suas forças policiais.

Este Conselho espera que as violências cometidas sejam exemplarmente investigadas e punidas, e que as manifestações continuem sendo garantidas nas ruas, alertando para que não se reproduzam a repressão, violência e prisões arbitrárias, já vividas num passado ainda recente do Brasil.

A Reitoria acompanhou, no dia 20/6, a situação das cerca de 300 pessoas abrigadas no prédio da Faculdade Nacional de Direito e aproximadamente 400 outras no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, em sua grande maioria estudantes, que participaram das manifestações políticas na cidade e precisaram buscar refúgio temendo atos violentos. A UFRJ segue confiante na preservação da integridade e autonomia dos espaços universitários.

Nossa atenção se volta, nesta semana, especialmente para a ação policial na comunidade da Maré, que culminou com a morte de uma dezena de pessoas, após mais um protesto pela reivindicação de direitos. A UFRJ, uma das instituições universitárias com presença na comunidade, através de várias iniciativas e projetos, sente-se conhecedora de sua realidade, e acompanha com preocupação indignada a ocorrência de ações militarizadas truculentas nas regiões mais carentes de recursos da cidade, que evidenciam o tratamento diferenciado que o Estado ainda confere às populações pobres.

O Brasil vive um momento de importantes mudanças. A população, nas ruas, sinaliza a insatisfação recorrente com os dirigentes políticos e com a organização de Estado que pouco abre espaço para a participação popular. As respostas às vozes que foram às ruas começam a aparecer e abrem espaço para novos arranjos e uma infinidade de reflexões.

A UFRJ continuará apoiando e acompanhando a participação dos cidadãos brasileiros, de seus estudantes e servidores nas manifestações, comprometida sempre com a garantia da sua segurança e da sua integridade física e moral, a qualquer custo. A UFRJ continua aberta e celebra sua resistência como plenária permanente, praça pública para todos aqueles que lutam pela dignidade plena e pelos direitos humanos.

Carlos Levi

Reitor.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Comunicação

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla