Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

Projeto da Decania do CFCH promove visita à Pequena África

 

No último dia 30 de outubro, aconteceu a visita à Pequena África, trecho do Centro do Rio que abrange o Cais do Valongo (foto ao lado) - Patrimônio Mundial da Unesco -, Pedra do Sal (foto abaixo) e adjacências. A atividade fez parte da programação da curadoria “Faculdade de educação: 50 anos presente” - projeto realizado pelo Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza (Espaço JJ), vinculado à Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ.

O sociólogo João Raphael Ramos dos Santos guiou o grupo, contando detalhes da história da região e ressaltando a importância do estudo da História da África nas escolas e universidades. O itinerário passou por pontos que fazem parte da memória africana na cidade. O guia recordou a chegada chegada dos africanos, trazidos para o Brasil em navios negreiros e utilizados como mão-de-obra escrava, mas também suas estratégias de luta e resistência. A atividade teve início no Museu de Arte do Rio (Mar), onde ficava localizado um dos portos de desembarque dos navios na cidade. No local, estão gravados nomes de cidades africanas e registros da história do povo negro, escravizado no Brasil. 

O circuito seguiu para a Igreja São Francisco da Prainha, passou pelo Jardim Suspenso do Valongo, de lá para o Instituto de Pesquisa e Memória dos Pretos Novos (IPN) e terminou na Pedra do Sal, onde os escravos desembarcavam o sal dos navios e considerado o "berço o samba carioca". Segundo relatos, era na casa de de João de Alabá, no Morro da Conceição – em cujo sopé se encontra a Pedra do Sal - onde se reuniam as tias Ciata, Bibiana, Mônica, Perciliana e outras, que surgiu o ritmo mais carioca de todos. 

Abrindo mão da narrativa tradicional, João Raphael Santos destacou a rica cultura do povo negro, que teve apagado o reconhecimento de sua participação na construção do país. O sociólogo destacou a importância do estudo da História da África e dos africanos que aqui chegaram e que tem como principal consequência deste apagamento o racismo institucionalizado. 

Sobre o Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza (Espaço JJ) está localizado no segundo andar do prédio da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus universitário da Praia Vermelha da UFRJ. É um projeto institucional de integração acadêmica da Decania do CFCH e credenciado no Sistema Integrado de Museus, Arquivos e Patrimônio Cultural (SIMAP). Trata-se do primeiro espaço cultural da UFRJ inserido em Decania com a participação de todas as unidades deste Centro. Ele tem como objetivo promover exposições no campo das Ciências Humanas e Sociais, através da articulação com movimentos da sociedade civil, numa perspectiva transdisciplinar, sobre temas contemporâneos que articulam ensino, pesquisa e extensão. 

As atividades promovidas através deste projeto, construídas com a participação das unidades e órgãos suplementares do CFCH, instituições parceiras, incluem seminários, rodas de conversa, debates com projeção de filmes, feira de livros, entre outras. O Espaço tem como público-alvo preferencial estudantes da escola de educação básica das redes públicas, associações de moradores, estudantes de diferentes instituições de ensino superior, movimentos sociais, sindicatos, profissionais e gestores de políticas públicas, estando aberto à população em geral. 

Entre as atividades desenvolvidas pelo Espaço JJ estão atividades externas, realizadas em todas as curadorias e que contam com a participação de professores, técnico-administrativos e alunos. 

CAp 70 anos

No final do mês de novembro será inaugurada a curadoria “CAp 70 anos”, que reunirá imagens das sete décadas de existência da escola, bem como debates, palestras, rodas de conversa, exibição de filmes e demais atividades relacionadas ao tema.

 

*Bolsistas do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza.

 

Créditos das fotos:

Foto 1: Cais do Valongo: Agência Brasil.

Foto 2: Pedra do Sal: Agência de Notícias das Favelas (ANF).

Foto 3: Visita ao Museu de Arte do Rio: Thiago Loureiro/CFCH.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla