Estudantes inauguram a "Hortinha da PV" nesta quarta

A “Hortinha da PV”, uma iniciativa dos estudantes da Praia Vermelha, será inaugurada nesta quarta-feira, dia 14 de novembro, às 17 horas, no campinho do campus universitário. O projeto é parte da programação da IV Semana Agroecologica da UFRJ e tem como objetivo promover o debate sobre a alimentação e a saúde coletiva.

“Era um projeto antigo, fruto da discussão sobre produção de alimentos, através do projeto de extensão Reforma Agrária e Universidade. No processo de organização da IV Semana Agroecológica, a comissão organizadora abraçou a ideia. A iniciativa dos alunos de todo o campus foi fundamental para a organização do mutirão de preparo da terra, que aconteceu no último sábado”, conta Flávia Vargas, estudante da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ, uma das organizadoras do projeto.

Flávia diz também que o projeto acontece no momento de discussão sobre o Projeto de Lei 6.299/2002, que visa a flexibilizar a legislação sobre o uso de agrotóxicos. “Esta iniciativa também fomenta o debate sobre a preocupação com a saúde coletiva, tendo em vista o risco que corremos com a tramitação deste projeto que propõe a liberação do uso de diversos agrotóxicos. O Brasil é, segundo pesquisas da área, o maior produtor e consumidor de agrotóxicos no mundo. Atualmente, cada pessoa consome seis litros de agrotóxicos por ano”, afirma.

De acordo com a organizadora do projeto, os alimentos produzidos na Hortinha da PV serão distribuídos para os trabalhadores terceirizados do campus, visando aproximá-los do debate sobre alimentação. “A ideia é que esta ação impulsione outros projetos ligados à Agricultura e à Agroecologia na UFRJ, promovendo o diálogo e a troca de saberes transdisciplinares para uma aliança entre o campo e a cidade, buscando novas estratégias de resistência por uma universidade pública gratuita e de qualidade”, afirma a estudante de Serviço Social.