CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

>> DESTAQUES

Espaço JJ inaugura a curadoria “UFRJ 68+50 – Histórias, memórias e verdade”

Debater os principais acontecimentos e transformações referentes ao período autoritário da ditadura civil-militar na UFRJ. Este é o objetivo da oitava curadoria do Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, projeto da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). A exposição “UFRJ 1968+50 – Histórias, Memórias e Verdade” apresentará acervo iconográfico, audiovisual e impresso, da Coleção Memória UFRJ (Div. de Memória Intitucional/SIBI) e do Fundo Correio da Manhã do Arquivo Nacional sobre a UFRJ. 

A inauguração acontece no dia 20 de março, quarta-feira, às 10h, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, localizado no andar térreo do prédio da Decania do CFCH, no campus universitário da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 205, fundos, Urca).

Quartas de Verdade

Também será realizada a série “Quartas de Verdade”, cuja programação inclui debates, exibições de filmes e palestras com temáticas afins. Confira a programação abaixo:

03/04 – Quartas de Verdade: debate “Comissão da Memória e Verdade UFRJ”.

17/04 – Quartas de Verdade: debate “Reforma Universitária e a dissolução da FNFi”.

08/05 – Quartas de Verdade: debate “Memória, Cultura e História”.

22/05 – Quartas de Verdade: Livro “A Verdade é Revolucionária”

05/06 – Quartas de Verdade: debate “História Oral: Marcas da Memória”.

Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza está localizado no segundo andar do prédio da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus universitário da Praia Vermelha da UFRJ. É um projeto institucional de integração acadêmica da Decania do CFCH e credenciado no Sistema Integrado de Museus, Arquivos e Patrimônio Cultural (Simap). Trata-se do primeiro espaço cultural da UFRJ inserido em Decania com a participação de todas as unidades deste Centro. Ele tem como objetivo promover exposições no campo das Ciências Humanas e Sociais, através da articulação com movimentos da sociedade civil, numa perspectiva transdisciplinar, sobre temas contemporâneos que articulam ensino, pesquisa e extensão. 

As atividades promovidas através deste projeto, realizadas com a participação das unidades e órgãos suplementares do CFCH e instituições parceiras, incluem seminários, rodas de conversa, debates com projeção de filmes, feira de livros, entre outras. O Espaço tem como público-alvo preferencial estudantes de escolas de educação básica das redes públicas, associações de moradores, estudantes de diferentes instituições de ensino superior, movimentos sociais, sindicatos, profissionais e gestores de políticas públicas, estando aberto à população em geral. Em suma, é um espaço formativo que potencializa as trocas entre os sujeitos e os saberes, promovendo maior integração entre a UFRJ e a sociedade.

Compartilhe este conteúdo