Switch to desktop

Euclides da Cunha e a Amazônia, uma temática atual

No último dia 11, o projeto de extensão “Compartilhando Leituras”, promovido pela Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), realizou a aula  “Letras verdes: A atualidade das questões ambientais em Euclides da Cunha”. A palestrante foi a professora Anabelle Loivos (foto), da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ.

A professora destacou a sua relação com a obra do autor: “uma narrativa afetiva” nas palavras dela, já que ambos nasceram na mesma cidade: Cantagalo, interior do estado do Rio. Outro motivo foi o tempo em que ela passou no Museu “Casa de Euclides da Cunha”, por conta do trabalho de seu pai, que atuava na administração do local.

Anabelle contou que Euclides da Cunha, em seus escritos sobre a Amazônia, definiu o local como “um paraíso perdido”. O escritor, que também era engenheiro, foi enviado para a região em uma expedição que tinha o objetivo de demarcar fronteiras. Sensibilizado com o ritual da “malhação de Judas”, praticado pelos ribeirinhos, Euclides da Cunha descreveu o episódio no livro “À Margem da História”. Ao final, a professora realizou uma leitura dramatizada para que o conto pudesse, segundo ela, “entrar na pele” de todos que participavam do evento. (Clique aqui para assistir.)

Outras obras de Euclides da Cunha estão disponíveis para consulta local na Biblioteca do CFCH da UFRJ.

Agenda

A próxima edição do projeto acontece no dia 25 de setembro (quarta-feira), às 15h30, no Auditório da Decania do CFCH (2o andar do prédio do CFCH). O tema da vez será “Coisas que viram outras” e a palestrante, professora Ninfa Parreiras, realizará uma roda de conversa sobre Literatura Infantil.

Sobre o projeto

O Compartilhando Leituras é um projeto de extensão da Decania do CFCH, coordenado pelas professoras Rejane Amorim e Valdete Viana. A equipe de execução é composta por dez estudantes extensionistas de variados cursos e centros da UFRJ.

Para mais informações sobre o projeto, clique aqui.

*Estudantes extensionistas do Projeto Compartilhando Leituras/Decania do CFCH

Foto: Divulgação do Projeto Compartilhando Leituras/Decania do CFCH