CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

>> DESTAQUES

Compartilhando leituras: “O ato de escrever dá corpo aos sentimentos”

 

No último dia 25 de setembro, aconteceu mais uma edição do projeto de extensão “Compartilhando Leituras”, realizado pela Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e coordenado pelas professoras Rejane Amorim e Valdete Viana. A convidada desta edição foi a professora, psicanalista e autora de livros infantis Ninfa Parreiras, que trouxe como temática a literatura infantil e a alegria de se comunicar pela escrita.

A autora falou sobre sua trajetória com a escrita, algo que esteve presente em sua vida desde a infância. “O ato de escrever dá corpo aos seus sentimentos”, disse. Segundo Ninfa, cada livro de sua autoria aborda um tema diferente que não foram planejados: simplesmente apareceram ao longo do processo da escrita. A autora falou sobre o costume de escrever aquilo que a toca, ou a afeta: uma escrita da experiência concreta de observadora ou protagonista de diferentes situações.

Ninfa apresentou sua obra, composta por livros de diferentes temáticas. A palestrante ressaltou a importância da literatura para bebês, do contato com livros de papel e da busca por uma prática de leitura. O público acompanhou a autora em seu percurso de fala, que tratou da busca incessante de transformação, como no livro “Coisas que viram outras”, última obra da autora e também tema da sua fala.

*Texto escrito pela professora Rejane Amorim e pelas extensionistas Ana Lucia Andrade e Rebeca Calado.

Fotos: Ana Lucia Andrade, extensionista do Projeto Compartilhando Leituras/Decania do CFCH.

Compartilhe este conteúdo