Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

50 anos de Stonewall e os direitos da população LGBTQI+

Espaço JJ inaugura a sua nona curadoria no próximo dia 30

No dia 18 de junho de 1969, a Polícia de Nova Iorque invadiu o bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Grennwich Village, famoso por reunir pessoas da comunidade LGBTQI+ naquela cidade. O episódio foi o estopim para uma série de manifestações, que tiveram início nos dias posteriores, não apenas em Nova Iorque, mas em todo o mundo. Os ativistas exigiam a garantia das liberdades individuais e dos direitos civis.

Como forma de recordar a data, considerada um marco de luta e de resistência, o projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza (Espaço JJ), promovido pela Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), inaugura a sua nona curadoria: “50 anos de Stonewall e os direitos LGBTQI+ no Brasil”, no dia 30 de Outubro, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque. Além da exposição de fotografias que marcaram aquele momento, serão realizadas exibições de filmes sobre a temática, mesas de debate, lançamento de livros, atividades culturais e oficinas.

O objetivo é proporcionar reflexões sobre direitos e desafios da comunidade LGBTQI+, e de toda a sociedade, frente às concepções históricas e na contemporaneidade, através de uma perspectiva em favor dos Direitos Humanos. As atividades serão abertas a todos os públicos.

Confira abaixo a programação:

Programação:

Data: 30/10, às 18h.

Mesa: Inauguração da curadoria “50 anos de Stonewall e os direitos LGBTQI+ no Brasil”.

Palestrantes: Henrique Rabello (Nepp-DH/UFRJ), Céu Cavalcanti (IP-UFRJ), Suane Soares (Nubea/CCS-UFRJ)

Data: 05/11, às 18h.

Cineclube Dissidências sexuais na Semana da diversidade da ECO-UFRJ

Filmes ameaçados: Cinema e resistência

Sessões: 

“Afronte”, de Bruno Victor e Marcus Azevedo.

“Mente aberta”, de Getúlio Ribeiro.

“Nosso sagrado”, de Gabriel Barbosa, Fernando Sousa e Jorge Santana.

Data: 06/11, às 18h30.

Mesa: Debate sobre os livros: “Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs”, do Conselho Federal de Psicologia (org.) e “Saindo do armário”, de Murilo Peixoto da Mota.

Palestrantes: Pedro Paulo Bicalho (IP-UFRJ) e Murilo Motta (GANIMEDES/Nepp-DH/UFRJ), Heder Lemos Bello (CRPRJ)

Data: 13/11, às 14h.

Oficina: “Defesa pessoal com o grupo Piranhas Team”.

Data: 13/11, às 18h30. 

Mesa: “A violência atinge à todos - Mães pela diversidade e aliados”.

Palestrantes: Grupo Mães pela diversidade, Piranhas Team, Gilbert Stivanello (DECRADI), Letícia Furtado (Nudiversis - DPERJ). 

Data: 27/11, às 18h30.

Mesa: “Interseccionalidade”.

Palestrantes: professores/as Guilherme Jussara Marques (ESS-UFRJ), Danielli Balbi (ECO), Ivanete Silva (Rede Municipal-Caxias) e Mariah Rafaela (EBA), representante do DCE-UFRJ.

Data: 04/12, às 14h.

Oficina: “Trabalhando com Educação Museal”. Palestrantes: integrantes da Rede de Educadores Museais (REM/RJ).

Data: 04/12, às 18h30.

Roda de conversa com integrantes do grupo Ser LGBT na UFRJ - Compartilhando experiências (Docentes, Técnicos e Discentes, e terceirizados) e da Semana da Diversidade.

 

Clique aqui para acessar o Boletim Vitrine da Memória, produzido pela Biblioteca do CFCH, que também faz parte da curadoria.

Sobre o Projeto

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza está localizado no segundo andar do prédio da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus universitário da Praia Vermelha da UFRJ. É um projeto institucional de integração acadêmica da Decania do CFCH e credenciado no Sistema Integrado de Museus, Arquivos e Patrimônio Cultural (Simap). Trata-se do primeiro espaço cultural da UFRJ inserido em Decania com a participação de todas as unidades deste Centro. Ele tem como objetivo promover exposições no campo das Ciências Humanas e Sociais, através da articulação com movimentos da sociedade civil, numa perspectiva transdisciplinar, sobre temas contemporâneos que articulam ensino, pesquisa e extensão. 

As atividades promovidas através deste projeto, realizadas com a participação das unidades e órgãos suplementares do CFCH e instituições parceiras, incluem seminários, rodas de conversa, debates com projeção de filmes, feira de livros, entre outras. O Espaço tem como público-alvo preferencial estudantes de escolas de educação básica das redes públicas, associações de moradores, estudantes de diferentes instituições de ensino superior, movimentos sociais, sindicatos, profissionais e gestores de políticas públicas, estando aberto à população em geral. Em suma, é um espaço formativo que potencializa as trocas entre os sujeitos e os saberes, promovendo maior integração entre a UFRJ e a sociedade.

 

Texto: Pedro Barreto/SeCom/CFCH

Arte: Fábio Marinho/ESS-UFRJ

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla