Chapa 20 vence pesquisa eleitoral para a direção da FE

Com 39,07% dos votos, a chapa 20 (Educação e Justiça Social), liderada pela professora Maria Muanis e pelo professor Thiago Ranniery, venceu no primeiro turno a pesquisa eleitoral para a escolha da Direção da Faculdade de Educação. O mandato da nova gestão começa em dezembro de 2019 e vai até dezembro de 2023.

A chapa 08 (Conexões e Redes Democráticas), composta pelas professoras Elaine Pereira e Sandra Cordeiro de Melo, ficou em segundo lugar, com 17,33% dos votos.  Já a chapa 09 (Educação! Culturas! Inclusão!), encabeçada pela professora Mônica Pereira e pelo professor Rodrigo Batalha, obteve 4,99% e ficou em terceiro.

Do total de 531 votos, a chapa 20 conquistou 345, sendo 257 de estudantes, 73 de docentes e 15 de técnicos-administrativos. Dos 112 votos da chapa 08, 83 foram de estudantes, 17 de docentes, e 12 de técnicos-administrativos. Já a chapa 09 teve 54 votos: 44 de estudantes, 8 de docentes e 2 de técnicos-administrativos. Foram contabilizados ainda 18 votos em branco e 2 nulos.

Realizada nos dias 5 e 6 de novembro, a eleição seguiu o princípio da ponderação paritária, com peso final de 1/3 para docentes, técnicos-administrativos e estudantes.

Cumprindo uma tradição democrática, a Congregação da Faculdade de Educação, que se reuniu ontem (12/11), respeitou o resultado das urnas e homologou o resultado da pesquisa eleitoral.

Para mais informações, acesse o relatório completo do processo eleitoral elaborado pela Comissão Organizadora.

Trajetórias dos eleitos

Maria Muanis – Formada em Pedagogia pela PUC-Rio, a diretora eleita da FE/UFRJ, Maria Muanis, é professora adjunta da Faculdade de Educação desde 2014. Doutora em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp/Uerj) – sucessor do antigo Iuperj –, foi coordenadora do curso de Pedagogia da UFRJ em 2018 e 2019, tendo se licenciado para disputar a eleição. É, também, representante da FE no Complexo de Formação de Professores e pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais – LaPOpE, onde investiga temas como as desigualdades educacionais e a relação entre família e escola na educação infantil.

Thiago Ranniery – Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), o vice-diretor eleito da FE/UFRJ, Thiago Ranniery, é doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Ingressou na UFRJ em 2015 e, hoje, atua como professor do Programa de Pós-graduação em Educação da FE. Foi Chefe do Departamento de Didática (2018-2019) e coordenador de Estágios dos cursos de Licenciatura da UFRJ (2016-2018). Também é membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e desenvolve estudos na área de Currículo, com produção acadêmica voltada para os estudos queers pós-coloniais e decoloniais, estudos da performance e da performatividade, teoria do afeto, gênero, sexualidade e diferença.

Texto: Coryntho Baldez/FE-UFRJ

Imagens: Maria Muanis: disponível na Plataforma Lattes. Thiago Ranniery: reprodução da rede social Facebook.