CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

>> DESTAQUES

Compartilhando leituras de novembro relembra "O Pasquim"

 

A próxima edição do “Compartilhando Leituras”, projeto de extensão da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), acontece no dia 27 de novembro (quarta-feira) e terá como tema “A trajetória d’O Pasquim (1969-1991): Um alternativo que se tornou empresa”. A convidada do evento será a diretora da Divisão de Memória Institucional do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi), Andréa Queiroz.

O jornal “O Pasquim”, periódico impresso independente publicado entre 1969 e 1991, utilizava o humor como estratégia política contra o autoritarismo da ditadura civil-militar. O evento acontece das 10h às 12h, no auditório da Decania, localizado no segundo andar do prédio do CFCH, no Campus da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca).

Sobre a palestrante

Andréa Queiroz é doutora em História Social no Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS) da UFRJ; mestra em História Social no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFF; bacharela e licenciada em História pela Uerj; membra da Comissão da Memória e Verdade (CMV) da UFRJ; professora colaboradora do Curso de Biblioteconomia e Gestão das Unidades de Informação da UFRJ. (Texto completo disponível na Plataforma Lattes).

Clique na página do evento para saber mais.

Sobre o projeto

“Compartilhando Leituras” é um projeto de extensão da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), coordenado pela professora da Faculdade de Educação (FE) Rejane Amorim e pela técnica-administrativa Valdete Viana. Teve início na gestão 2018/2022, a partir da construção do projeto coletivo de gestão do decano deste Centro, professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro, que pretende oferecer formação em diferentes formatos para os mais variados públicos, sempre partindo da possibilidade de escolha dos sujeitos, que também são chamados a compartilharem  do que gostam, estudam e pretendem socializar.

O projeto promove encontros coordenados por convidados que compartilham uma temática de seu interesse com públicos variados e em espaços distintos. Vamos com a equipe do Compartilhando Leituras e com os nossos convidados para as escolas e também as recebemos na universidade. Nosso objetivo é favorecer a aproximação do público em geral com especialistas em diferentes leituras.

Iniciamos nossas atividades em 2019 e nesse um ano de existência trilhamos um caminho bastante instigante de diálogo e interlocução com escolas públicas e com o público em geral. 

Nossos extensionistas tem a oportunidade de vivenciar todas as etapas de organização dos eventos, são eles que entram em contato com os convidados, organizam a agenda, alimentam nossas redes com textos informativos sobre o evento e o tema apresentado e organizam uma síntese escrita e fotográfica sobre cada evento. O trabalho dinâmico e sempre novo que executam, promove a articulação entre os seus saberes e novos conhecimentos que adquirem na partilha com toda equipe, composta por profissionais experientes do CFCH que supervisionam, propõe e apoiam todo desenvolvimento do Projeto de Extensão.

Compartilhe este conteúdo