Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

Compartilhando leituras de novembro relembra "O Pasquim"

 

A próxima edição do “Compartilhando Leituras”, projeto de extensão da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), acontece no dia 27 de novembro (quarta-feira) e terá como tema “A trajetória d’O Pasquim (1969-1991): Um alternativo que se tornou empresa”. A convidada do evento será a diretora da Divisão de Memória Institucional do Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi), Andréa Queiroz.

O jornal “O Pasquim”, periódico impresso independente publicado entre 1969 e 1991, utilizava o humor como estratégia política contra o autoritarismo da ditadura civil-militar. O evento acontece das 10h às 12h, no auditório da Decania, localizado no segundo andar do prédio do CFCH, no Campus da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca).

Sobre a palestrante

Andréa Queiroz é doutora em História Social no Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS) da UFRJ; mestra em História Social no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFF; bacharela e licenciada em História pela Uerj; membra da Comissão da Memória e Verdade (CMV) da UFRJ; professora colaboradora do Curso de Biblioteconomia e Gestão das Unidades de Informação da UFRJ. (Texto completo disponível na Plataforma Lattes).

Clique na página do evento para saber mais.

Sobre o projeto

“Compartilhando Leituras” é um projeto de extensão da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), coordenado pela professora da Faculdade de Educação (FE) Rejane Amorim e pela técnica-administrativa Valdete Viana. Teve início na gestão 2018/2022, a partir da construção do projeto coletivo de gestão do decano deste Centro, professor Marcelo Macedo Corrêa e Castro, que pretende oferecer formação em diferentes formatos para os mais variados públicos, sempre partindo da possibilidade de escolha dos sujeitos, que também são chamados a compartilharem  do que gostam, estudam e pretendem socializar.

O projeto promove encontros coordenados por convidados que compartilham uma temática de seu interesse com públicos variados e em espaços distintos. Vamos com a equipe do Compartilhando Leituras e com os nossos convidados para as escolas e também as recebemos na universidade. Nosso objetivo é favorecer a aproximação do público em geral com especialistas em diferentes leituras.

Iniciamos nossas atividades em 2019 e nesse um ano de existência trilhamos um caminho bastante instigante de diálogo e interlocução com escolas públicas e com o público em geral. 

Nossos extensionistas tem a oportunidade de vivenciar todas as etapas de organização dos eventos, são eles que entram em contato com os convidados, organizam a agenda, alimentam nossas redes com textos informativos sobre o evento e o tema apresentado e organizam uma síntese escrita e fotográfica sobre cada evento. O trabalho dinâmico e sempre novo que executam, promove a articulação entre os seus saberes e novos conhecimentos que adquirem na partilha com toda equipe, composta por profissionais experientes do CFCH que supervisionam, propõe e apoiam todo desenvolvimento do Projeto de Extensão.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla