O Pasquim: um jornal paradoxal

Na última quarta-feira, dia 27 de Novembro, o Projeto “Compartilhando Leituras” recebeu como convidada a Diretora da Divisão de Memória Institucional da UFRJ/SIBI, Andrea Queiroz, que trouxe como tema: “A trajetória d’O Pasquim (1969-1991): Um alternativo que se tornou empresa”.

O Pasquim foi um periódico que se popularizou na década de 70, auge da Ditadura Militar. O jornal trazia em seu conteúdo diversas críticas ao contexto autoritário da época, e também uma autocrítica, visto que, havia divergência de opiniões entre os próprios pasquinianos, configurando “um grande paradoxo”, como disse Andrea. Na década de 80, o  Pasquim passou por uma mudança, que significou uma outra fase de sua existência. Foi um período em que as críticas se tornaram mais sutis e ganhou um caráter partidário, tendo assim se tornado uma “grande empresa”, como sugere o nome do evento.

A convidada relatou que inicialmente seu interesse de pesquisa veio do grande apreço ao periódico, parte de sua memória afetiva, construída pelos relatos de seus familiares. Entretanto, Andrea destacou que pesquisar sobre O Pasquim desconstruiu a “imagem familiar” que possuía, dado que, adentrou em questões mais profundas relacionadas ao periódico e pode traçar um panorama mais realista. O  evento encerrou com um momento coletivo em que todos os presentes juntaram-se para conhecer algumas obras sobre O Pasquim que estão disponíveis no acervo da biblioteca do CFCH.

O Projeto “Compartilhando Leituras” pertence à Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), e é coordenado pela professora Rejane Amorim e pela Técnica em Assuntos Educacionais Valdete Viana. Além disso, possui em sua equipe de execução 7 extensionistas oriundos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Agenda:

O próximo evento do “Compartilhando Leituras”, acontecerá no dia 04 de Dezembro (quarta-feira), às 17h00, no auditório da Decania, localizado no segundo andar do prédio do CFCH, no Campus da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250,Urca).

Desta vez, com uma roda de conversa realizada em parceria com o Espaço JJ: Os Estudantes Trans na UFRJ, que contará com a participação dos graduandos de pedagogia, Guilherme Chagas e Clarice Nolasco, que compartilharão suas experiências dentro do ambiente universitário.