Nota do CAp/UFRJ sobre o Calendário do Enem 2020

Não há embasamento científico para afirmar a normalidade das atividades educacionais no Brasil para os próximos meses, visto que, objetivamente, o calendário se encontra suspenso e não pode haver, em nenhuma hipótese, antecipação de atividades acadêmicas por motivos estranhos à racionalidade científica e em desacordo com as recomendações da OMS.

Estamos vivendo uma pandemia sem precedentes no país. Nossos estudantes, além do isolamento social, precisam manter cuidados com a saúde e com seus familiares; possuem condições diversificadas e desiguais de acesso à tecnologia e a conteúdo escolar de forma remota.

Nesse sentido, defendemos veementemente a suspensão imediata do calendário do ENEM que, em nossa avaliação, deve ser rediscutido e retomado apenas após o retorno às aulas e demais atividades presenciais e a rediscussão e reorganização dos calendários escolares.

Direção do CAp-UFRJ

Rio de Janeiro, 02 de abril de 2020.

Clique aqui para ler o documento original.