CAp-UFRJ completa 72 anos

O Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ celebra, nesta quarta-feira, dia 20, 72 anos de existência.

Leia abaixo a nota da diretora, professora Cristina Miranda:

Neste dia 20 de maio de 2020 o Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ) comemora seus 72 anos de existência e presença nas lutas em defesa da educação publica. Com a sua natureza assentada em duas dimensões interligadas -  a formação de professores e professoras e a formação de crianças e adolescentes na Educação Básica -, nas ultimas décadas, o CAp passou por um profundo processo de democratização inserindo o sorteio público como forma de ingresso e também as cotas sociais, raciais e para crianças com deficiências. Hoje integram o CAp: a Educação Básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio); o ensino de pós-graduação, o CESPEB; e a Educação de Jovens e Adultos por meio do Projeto de extensão CAp-POPULAR. Além disso, é importante ressaltar a parceria que vem sendo construída com a Faculdade de Educação e com os diferentes cursos de licenciatura da UFRJ por meio do Complexo de Formação de Professores.

A politica em curso no país, de ajuste das escolas a um modelo de formação aligeirada e de retirada de autonomia dos docentes e estudantes, sobretudo neste momento de pandemia, de substituição do ensino presencial por EAD, favorecendo os grandes conglomerados de educação, reforça a importância de revigorar a luta pelo caráter universitário dos colégios de aplicação e, ainda, pela reafirmação do seu caráter público e gratuito. Por isso consideramos muito importante comemorar os 72 anos em que diversas gerações de trabalhadores e estudantes do CAp-UFRJ vêm fazendo da escola um espaço vivo, de resistência e luta!

Cristina Miranda, diretora do CAp-UFRJ

Debates

Em celebração à data, a Direção do colégio promove uma série de debates, por meio de suas redes sociais.

Clique aqui para acessar o site CAp na quarentena

Clique aqui para acessar o perfil do CAp-UFRJ no Facebook

Clique aqui para acessar o canal do CAp-UFRJ no YouTube