Fórum de Ciência e Cultura e Colégio Brasileiro de Altos Estudos entrevistam Bruno Latour

Agenda da semana tem também evento da ECO Pós e outras atrações

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) exibem, na próxima sexta-feira, dia 26, uma entrevista com o filósofo francês Bruno Latour, na ocasião do lançamento nacional do livro “Onde aterrar?” (Ed.Bazar do Tempo).

Alyne Costa, filósofa e pesquisadora de pós-doutorado do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, conversou com o autor e explica a proposta da obra. “Latour é um filósofo já muito célebre, que tem pensado há bastante tempo a questão da mudança do clima. Eu acho que o sucesso deste livro se deve à maneira como ele conseguiu conectar o colapso climático às questões geopolíticas atuais, desde o aumento das desigualdades à ascensão da extrema-direita, passando pela crise migratória e pelo negacionismo climático”, comenta Alyne, que assina o posfácio da versão brasileira da obra. “A hipótese do livro é que as elites teriam entendido muito bem a gravidade do problema climático e decidido, com isso, garantir os seus privilégios e abandonar a população à própria sorte. Essa hipótese vai ficando cada vez mais forte quando vemos, na pandemia atual, tantos apelos pela retomada da produção em nome da Economia, mesmo sabendo que o auge da crise está muito longe de passar. E o caso do Brasil neste sentido é um dos exemplos mais trágicos”, explica a filósofa e pesquisadora. A entrevista vai ao ar a partir das 16h, no canal do FCC/UFRJ no YouTube.

Conversações ECO Pós

Outro destaque da programação semanal é o evento “Conversações ECO Pós”, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM), vinculado à Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, que ocorre a partir desta segunda-feira (22/06).

O objetivo é reunir professores e estudantes do Programa, em debates sobre a pandemia da COVID-19 à luz das reflexões desses pesquisadores. O evento, que vai até o dia 3 de julho, será encerrado com uma homenagem ao professor emérito Muniz Sodré, que se recupera em casa dos efeitos da doença. A transmissão ocorrerá no Canal da ECO Pós no YouTube.

Confira abaixo os demais destaques da semana:

Dia 22: “Conversações ECO Pós”. Organização: PPGOM/ECO/UFRJ. Abertura, às 14h. Clique aqui para acessar.

Dia 23: “Educação remota no ensino superior: desafios e possibilidades em tempos de Covid-19”. Organização: Grupo PET/FE/UFRJ. A partir das 14h30. Clique aqui para acessar.

“Minha pesquisa em 40 minutos - Quando digo fronteira Brasil é pra não dizer Brasil: Andalzúa e Derrida”. Organização: Ifcs/UFRJ. Convidado: Pedro Menezes, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia/Ifcs/UFRJ. Clique aqui para acessar.

Dia 24: No ar o novo episódio do podcast “Dissidências sexuais”, no mês da visibilidade LGBTI, com o historiador Rodolfo Tavares. Todas as quartas-feiras vai ao ar um novo episódio. Organização da Rádio UFRJ. Clique aqui para acessar.

“A situação da população Negra na realidade brasileira”. Organização: Decania do CT. A partir das 11h. Clique aqui para acessar.

“Desinstitucionalização e garantia de direitos em tempos de pandemia”. Organização: Conselho Regional de Psicologia do Pará e Amapá. Participação do professor Pedro Paulo Bicalho (IP/UFRJ). A partir das 20h. Clique aqui para acessar.

Dia 25: “Escola pública: uma articulação necessária entre ciência, arte e cultura”. Organização: Complexo de Formação de Professores. A partir das 17h. Clique aqui para acessar.

“Cor e criminalidade: estudo sobre a análise da justiça no Rio de Janeiro (1900-1930)”. Organização: Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e Editora UFRJ. Clique aqui para acessar.

“A dialética socrática e sua dimensão ética como tentativa de fundamentação teórica do trabalho do mediador de conflitos”. Convidado: Ricardo Razuk, doutorando do PPGF/Ifcs/UFRJ. Organização: Ifcs/UFRJ. Clique aqui para acessar.

Dia 26: Lançamento do livro “Onde enterrar?”, de Bruno Latour. Entrevista com a filósofa e pesquisa Alyne Costa, do FCC/UFRJ. Organização: FCC e CBAE/UFRJ. Às 16h. Clique aqui para assistir.