Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

Fórum de Ciência e Cultura e Colégio Brasileiro de Altos Estudos entrevistam Bruno Latour

Agenda da semana tem também evento da ECO Pós e outras atrações

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e o Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) exibem, na próxima sexta-feira, dia 26, uma entrevista com o filósofo francês Bruno Latour, na ocasião do lançamento nacional do livro “Onde aterrar?” (Ed.Bazar do Tempo).

Alyne Costa, filósofa e pesquisadora de pós-doutorado do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, conversou com o autor e explica a proposta da obra. “Latour é um filósofo já muito célebre, que tem pensado há bastante tempo a questão da mudança do clima. Eu acho que o sucesso deste livro se deve à maneira como ele conseguiu conectar o colapso climático às questões geopolíticas atuais, desde o aumento das desigualdades à ascensão da extrema-direita, passando pela crise migratória e pelo negacionismo climático”, comenta Alyne, que assina o posfácio da versão brasileira da obra. “A hipótese do livro é que as elites teriam entendido muito bem a gravidade do problema climático e decidido, com isso, garantir os seus privilégios e abandonar a população à própria sorte. Essa hipótese vai ficando cada vez mais forte quando vemos, na pandemia atual, tantos apelos pela retomada da produção em nome da Economia, mesmo sabendo que o auge da crise está muito longe de passar. E o caso do Brasil neste sentido é um dos exemplos mais trágicos”, explica a filósofa e pesquisadora. A entrevista vai ao ar a partir das 16h, no canal do FCC/UFRJ no YouTube. 

Conversações ECO Pós

Outro destaque da programação semanal é o evento “Conversações ECO Pós”, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM), vinculado à Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, que ocorre a partir desta segunda-feira (22/06). 

O objetivo é reunir professores e estudantes do Programa, em debates sobre a pandemia da COVID-19 à luz das reflexões desses pesquisadores. O evento, que vai até o dia 3 de julho, será encerrado com uma homenagem ao professor emérito Muniz Sodré, que se recupera em casa dos efeitos da doença. A transmissão ocorrerá no Canal da ECO Pós no YouTube.

Confira abaixo os demais destaques da semana:

Dia 22: “Conversações ECO Pós”. Organização: PPGOM/ECO/UFRJ. Abertura, às 14h. Clique aqui para acessar.

Dia 23: “Educação remota no ensino superior: desafios e possibilidades em tempos de Covid-19”. Organização: Grupo PET/FE/UFRJ. A partir das 14h30. Clique aqui para acessar.

“Minha pesquisa em 40 minutos - Quando digo fronteira Brasil é pra não dizer Brasil: Andalzúa e Derrida”. Organização: Ifcs/UFRJ. Convidado: Pedro Menezes, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia/Ifcs/UFRJ. Clique aqui para acessar.

Dia 24: No ar o novo episódio do podcast “Dissidências sexuais”, no mês da visibilidade LGBTI, com o historiador Rodolfo Tavares. Todas as quartas-feiras vai ao ar um novo episódio. Organização da Rádio UFRJ. Clique aqui para acessar.

“A situação da população Negra na realidade brasileira”. Organização: Decania do CT. A partir das 11h. Clique aqui para acessar.

“Desinstitucionalização e garantia de direitos em tempos de pandemia”. Organização: Conselho Regional de Psicologia do Pará e Amapá. Participação do professor Pedro Paulo Bicalho (IP/UFRJ). A partir das 20h. Clique aqui para acessar.

 Dia 25: “Escola pública: uma articulação necessária entre ciência, arte e cultura”. Organização: Complexo de Formação de Professores. A partir das 17h. Clique aqui para acessar.

“Cor e criminalidade: estudo sobre a análise da justiça no Rio de Janeiro (1900-1930)”. Organização: Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e Editora UFRJ. Clique aqui para acessar.

“A dialética socrática e sua dimensão ética como tentativa de fundamentação teórica do trabalho do mediador de conflitos”. Convidado: Ricardo Razuk, doutorando do PPGF/Ifcs/UFRJ. Organização: Ifcs/UFRJ. Clique aqui para acessar.

Dia 26: Lançamento do livro “Onde enterrar?”, de Bruno Latour. Entrevista com a filósofa e pesquisa Alyne Costa, do FCC/UFRJ. Organização: FCC e CBAE/UFRJ. Às 16h. Clique aqui para assistir.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla