Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

Conselho do CFCH aprova moção de apoio e estímulo às Ações Afirmativas

Conselheiros também aprovaram nota de solidariedade ao cartunista Renato Aroeira

O Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), reunido em sua 872ª reunião ordinária, realizada na última segunda-feira, dia 22, aprovou moção de “apoio e estímulo à continuidade das políticas de ações afirmativas na UFRJ, em defesa da inclusão de negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência em seus programas de pós-graduação (Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado”. 

A moção foi motivada pela Portaria do Ministério da Educação (MEC) n° 545 de 16 de junho de 2020, que revogava a Portaria n° 13 de 11 de maio de 2016, que por sua vez, estimula a criação de ações afirmativas nos cursos de pós-graduação das universidades públicas federais. No entanto, no último dia 23 (terça-feira), o MEC voltou atrás e publicou no Diário Oficial da União (DOU), a revogação da Portaria 545/2020, tornando-a sem efeito. “O CFCH aplica a Política de Ação Afirmativa nos 167 cursos de pós-graduação existentes, iniciando em 2016, com os Programas PPDH (Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos) e PPGHC (Programa de Pós-Graduação em História Comparada), e alcançando sua totalidade em 2020, com o PPGTLCOM (Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Linguagens da Comunicação)”, diz a moção. “O CFCH conclama aos demais programas de pós-graduação da UFRJ que ainda não aprovaram Políticas de Ações Afirmativas que deem continuidade ao processo de discussão, aperfeiçoamento e aprovação das Ações Afirmativas”, conclui o texto do documento.

Clique aqui para ler a nota na íntegra.

Também foi aprovada moção de solidariedade ao chargista e cartunista Renato Aroeira, cuja charge - que retrata o presidente da República transformando a cruz vermelha de um hospital em uma suástica nazista - foi objeto de pedido de investigação pelo Ministério da Justiça. Aroeira trabalhou na UFRJ como colaborador da Revista Pessoal, produzida pela então Sub-Reitoria de Pessoal (atual Pró-Reitoria de Pessoal), deixando o trabalho em 1991. 

Clique aqui para ler a nota na íntegra.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla