UFRJ inscreve para o Festival do Conhecimento

Homenagem a Carlos Lessa também está entre os destaques da agenda semanal

No ano em que completa 100 anos, a UFRJ realiza a primeira edição do Festival do Conhecimento, de 14 a 27 de julho. O evento pretende reunir a comunidade universitária em debates sobre os mais diversos temas, por meio de palestras, bate-papos, rodas de conversa, apresentações culturais, minicursos, oficinas, entrevistas e demais formatos audiovisuais, a serem transmitidos pelos canais institucionais da UFRJ. As inscrições são abertas a professores, técnicos, estudantes e ao público em geral e vão até a próxima terça-feira, dia 30. Mais informações estão disponíveis no site do evento.

Confira abaixo outros destaques da semana:

Dia 29/06: “Bate papo: Saúde mental em tempos de quarentena”. Convidada: Cassiane Talita, psicóloga e pós-graduanda em Ciência, Arte e Cultura em Saúde pela Fiocruz. Organização: Direção do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ. Horário: 15 horas. Transmissão pelo perfil @acontecenoifcs do Instagram

“Pós-verdade e fake news”. Conferencista: professor Michel Thiollent, do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (Nides) da UFRJ. Debatedores: Katia Marko, jornalista editora do jornal Brasil de Fato/RS e diretora do Sindicato dos Jornalistas/RS, e Ed Wilson Araújo, jornalista e professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), ambos integrantes do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC). Organização do Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec), vinculado ao Nides/UFRJ. Horário: 15 horas. Transmissão: Canal do Soltec/UFRJ no YouTube.

Dia 30/06: Término do prazo para inscrições para o Festival do Conhecimento da UFRJ. Organização: Pró-Reitoria de Extensão (PR-5). Clique aqui para acessar.

“Carlos Lessa, intérprete do Brasil: uma homenagem da UFRJ”. Debate sobre o legado do professor Carlos Lessa, economista e ex-reitor da UFRJ. Mediadores: professores Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ; Carlos Frederico Leão Rocha, vice-reitor da UFRJ; Cristina Ayoub Riche, ouvidora da UFRJ. Convidados: Maria da Conceição Tavares, professora emérita da UFRJ; Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores do governo Lula, entre outros. Clique aqui para acessar a transmissão.

“Escola e conselho tutelar: uma relação de confronto ou cooperação?”. Debatedoras: Ana Carolina Loureiro, conselheira tutelar da Tijuca; Débora Vicente, promotora de Justiça do MPRJ; Nélia Cavalcante, orientadora pedagógica/Campinas/SP; Delma Costa, professora de Duque de Caxias. Mediação de Priscila Basílio, professora do CAp/UFRJ e ex-conselheira tutelar. Horário: 18h. Clique aqui para acessar a transmissão.

“Minha pesquisa em 40 minutos: A estratificação da educação superior no Brasil: o perfil socioeconômico de concluintes em Medicina, Engenharia e Direito”. Convidado: Leonardo A. Lopes Rodrigues, doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da UFRJ. Organização: Direção do Ifcs/UFRJ. Horário: 18 horas. Transmissão pelo perfil @acontecenoifcs do Instagram.

Dia 1º/07: “Outra educação é possível?: pontes que unem Brasil e Portugal”. Participação da professora Graça Reis, CAp/UFRJ. Horário: 17h. Transmissão pelo perfil @capnaquarentena no Instagram.

Bate papo “Pandemônio, pandemia e política”. Convidado: Joel Pinheiro da Fonseca, economista, filósofo, colunista da Folha de S. Paulo e do aplicativo Exame Hoje. Horário: 19h. Transmissão pelo perfil @acontecenoifcs do Instagram

Dissidências sexuais. Podcast semanal produzido pela Rádio UFRJ. Convidada: Daniele Balbi, professora da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ. Organização: Rádio UFRJ. Horário: 20 horas. Transmissão aqui.

Dia 2/07: “Escola pública: uma articulação necessária entre ciência, arte e cultura”. Palestrantes: professores Walter Kohan/Uerj e Martha Marandin/USP. Organização: Complexo de Formação de Professores (CFP) da UFRJ. Horário: 17h. Transmissão pelo canal do CFP no YouTube

Ciclo de lives “Brasil: reflexões diárias & análises históricas”, projeto de extensão do Instituto de História (IH) da UFRJ. O terceiro evento da série será “Desigualdade social & Economia: rupturas e continuidades”, com o professor João Fragoso, do IH/UFRJ. As lives acontecem sempre a partir das 17h30, no canal do IH/UFRJ no YouTube

“Minha pesquisa em 40 minutos: O problema do vir a ser em Aristóteles”. Convidado: Bruno Thiago Ramirez Cervo, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Lógica e Metafísica (PPGLM) do Ifcs/UFRJ. Organização: Direção do Ifcs/UFRJ. Horário: 18 horas. Transmissão pelo perfil @acontecenoifcs do Instagram.

Dia 3/07: “Papo de pretas”. Convidada: professora Fernanda Barros, do Nepp-DH/UFRJ. Horário: 15h. Transmissão pelo perfil @acontecenoifcs do Instagram