Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

Necvu/Ifcs-UFRJ lamenta o falecimento de Luiz Antônio Machado da Silva

O NECVU - Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana do IFCS-UFRJ, vinculado ao PPGSA, por seus professores, pesquisadores e estudantes vem manifestar o seu imenso pesar pelo falecimento do Prof. Luiz Antonio Machado da Silva neste dia 21 de setembro de 2020. Desde a sua fundação, Machado da Silva emprestou o seu brilho e a sua competência ao NECVU, onde foi vice-coordenador e parceiro de muitos trabalhos e seminários. Um dos nomes mais importantes da sociologia e da antropologia urbana brasileira, autor de estudos de grande referência nas ciências sociais brasileiras, Machado da Silva nos deixa alguns anos após ter sido homenageado com o Prêmio de Excelência Acadêmica em Sociologia pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Machado orientou centenas de teses de doutorado e dissertações de mestrado e muitos de seus ex-alunos hoje ocupam posição de relevo nas ciências sociais. Desde o início, marcou a sua carreira pela originalidade e brilho de suas contribuições, como o artigo, hoje clássico, sobre a sociologia do botequim, e os inúmeros trabalhos sobre o trabalho informal, a favela, os movimentos sociais e, desde meados dos anos 90, sobre a sociabilidade violenta. Transcrevemos abaixo o texto em sua homenagem, lido na ANPOCS que o premiou em 2016, de autoria de seu ex-aluno e orientando de doutorado Michel Misse, coordenador do NECVU.

"Fiquei muito feliz quando fui convidado para apresentar o prêmio de Excelência Acadêmica em Sociologia ao professor Luiz Antônio Machado da Silva. Infelizmente, um vôo transferido em Paris, de ontem para hoje, impediu-me de estar presente nesta homenagem. Solicitei que minhas palavras chegassem a vocês e ao nosso homenageado.

Fui aluno do Machado – é assim que ele é conhecido por todos – há exatos quarenta anos, no IUPERJ. Ele havia chegado há pouco de seu doutorado na Rutgers University e eu havia recém concluído a minha graduação em ciências sociais no IFCS. Já o conhecia de um artigo, muito original para a época, publicado na revista América Latina em fins dos anos 60. O título parecia engraçado, mas o assunto era sério e muito bem desenvolvido: A sociologia do botequim. Não conheço quase ninguém de minha geração que não tenha lido com gosto esse artigo, em que Machado já antecipava uma de suas muitas virtudes, a boa mistura de sociologia com antropologia. Já em seu mestrado, no Museu Nacional, Machado antecipava toda um debate internacional, do qual ele foi reconhecidamente o pioneiro, sobre trabalho informal, informalidade, populações marginais. 

O curso que frequentei há quarenta anos foi de sociologia urbana. Um curso e tanto, que poderia ser oferecido hoje, com a mesma bibliografia, tal é ainda a sua atualidade. Voltei a encontrar Machado, agora como orientador de doutorado, nos anos 90. Entre uma época e outra, Machado ficou conhecido não só pela excelência de seus cursos e de sua orientação acadêmica, como também pela sua contribuição decisiva aos estudos urbanos no Brasil, especialmente sobre as favelas cariocas, os movimentos sociais urbanos e, ultimamente, a violência urbana. Foi uma interlocução extremamente fecunda para mim e toda uma geração de estudiosos, em que sobressaíram a ênfase na violência como representação social e o originalíssimo conceito de sociabilidade violenta. Ele orientou mais de uma centena de teses e dissertações orientadas em todos esses anos. Muitos de seus ex-alunos estão hoje nessa plateia, certamente emocionados com a justa homenagem que agora recebe.

Em plena atividade no IESP, mesmo após a sua aposentadoria do PPGSA, continua a nos brindar com sua inteligência e generosidade com uma intensidade que poucos jovens disputariam. Digo em nome de todos que o admiram: A Machado, todos os louros!"

Michel Misse - coordenador do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU) do IFCS-UFRJ.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla