Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

Conselho do CFCH aprova moção de repúdio ao trabalho análogo à escravidão

O Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), reunido em sua 844ª reunião ordinária, na última segunda, dia 22, aprovou moção de repúdio ao trabalho análogo à escravidão.

A manifestação teve como objetivo posicionar-se a respeito de notícia divulgada pelo jornalista Guilherme Amado, da Revista Época (leia aqui), segundo a qual uma professora da UFRJ teria sido acionada pelo Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ), por manter uma pessoa em condições análogas à escravidão e ter sacado o seu auxílio emergencial. O processo tramita em sigilo de justiça.

No documento, o Conselho afirma que “(...) a existência de tal mecanismo, em pleno século XXI, vem demonstrar o permanente desafio e os riscos que as conquistas da humanidade enfrentam, sobretudo quando forças reacionárias assumem a direção de Estados Nacionais, como temos assistido nos últimos anos”. Ainda de acordo com a nota, “(...) as práticas em comento representam ataques à dignidade humana e configuram-se como crime de lesa-humanidade, razão pelas quais as repudiamos”. Por fim, o Conselho solicita que, “dentro dos parâmetros legais, a Direção Central da UFRJ conduza a mais séria investigação e, sendo comprovadas tais práticas, as puna exemplarmente”. 

A Reitoria da UFRJ publicou nota, no dia 14 de fevereiro, em que repudia “veementemente quaisquer retrocessos ou vilipêndios que desfigurem a dignidade da pessoa humana” e se compromete a tomar “as providências cabíveis”. Leia aqui.   

Clique aqui para ler a nota do Conselho de Coordenação do CFCH na íntegra.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla