Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

>> DESTAQUES

Consuni repudia golpe militar e sua comemoração

O Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da UFRJ, emitiu moção na última quinta-feira, 25/3, em que repele a ditadura militar e sua comemoração por parte do governo federal.

Leia na íntegra.

Na última semana, no dia 17/03/2021, uma decisão judicial permitiu ao governo federal celebrar o golpe militar de 1964. Esse fato representa um retrocesso do ponto de vista da defesa dos direitos humanos e do combate aos tempos sombrios do regime militar que, durante mais de 20 anos, impôs uma realidade de repressão aos movimentos sociais, de torturas e assassinatos aos opositores ao regime, de destituição da democracia, de ataques à educação, à saúde e aos serviços públicos e de censura às liberdades artísticas e intelectuais.

Assim, daqui a uma semana, no dia 01/04/2021, aqueles que se alinham à ditadura e à agressão às liberdades democráticas irão comemorar o golpe que derrubou a democracia em nosso país em 1964 e que até hoje deixa marcas na história e na estrutura do Brasil.

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em sessão de 25 de março de 2021, resgata o saudoso Ulisses Guimarães e manifesta seu “ódio e nojo à ditadura” e reitera o papel da Universidade Federal do Rio de Janeiro em defesa da democracia, da educação e saúde públicas, da liberdade à organização política e à manifestação artística e pelo direito à memória, verdade e justiça.

Clique aqui e leia a nota no site da UFRJ.

Foto: Imagens da entrega do relatório da Comissão Nacional da Verdade, no Congresso Nacional, em 10 de dezembro de 2014. Foto: Antônio Cruz, da Agência Brasil.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

Projetos de Extensão:

 

 

 

Redes sociais:

 




 

Especiais: 

 

 

 

  

 

Links úteis:

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aplicativo CFCH

 

 

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla