CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

>> DESTAQUES

NEPP-DH debate Programa de Pós-graduação

Classificada como prioridade pelo professor Vantuil Pereira, ao assumir a direção do NEPP-DH em dezembro de 2012, o objetivo da agenda é “apresentar uma proposta interdisciplinar que contemple a área Políticas Públicas em Direitos Humanos. Esse tema atravessa diversas áreas do conhecimento, tornando necessária sua compreensão através de instrumentos e metodologias diversos". Potencializar e dar corpo às pesquisas produzidas nesse campo, formando profissionais e pesquisadores aptos a reproduzir conhecimento em alto nível também são preocupações da unidade.

As reuniões contam com a presença de profissionais da UFRJ, UniRio, Uerj e UFF, atuantes em diversas áreas do conhecimento, bem como movimentos sociais, ligados em alguma instância ao universo dos Direitos Humanos. São os proponentes do programa e, provavelmente, futuros professores da pós-graduação. Nesse primeiro momento, delineiam suas áreas de interesse e pesquisa, dando forma a possíveis disciplinas do projeto.

Segundo Vantuil, além de discutir o assunto Direitos Humanos e as problemáticas que o envolve, a ideia da Pós-graduação é também problematizar determinados fatores. “É preciso enfatizar a dimensão conflituosa em que essas políticas públicas se inserem e como este conflito impulsiona e faz outros segmentos reagirem a eles. A ideia do projeto foi amadurecida e, a cada encontro, ganha mais robustez para que seja apresentada à Capes”, conclui o diretor do NEPP-DH.

Compartilhe este conteúdo