Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

Escola de Educação Infantil é integrada ao Colégio de Aplicação

Fruto de um antigo anseio coletivo, a decisão foi aprovada por unanimidade em sessão do Conselho Universitário

Em sessão realizada na quinta-feira (18/6), o Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ aprovou, por unanimidade, a integração da Escola de Educação Infantil (EEI) ao Colégio de Aplicação (CAp). A medida altera o estatuto da universidade e prevê uma transição administrativa e acadêmica entre as duas unidades. Em outras palavras, é possível dizer que foi criado na UFRJ um sistema unificado de Educação Básica. 

Para o público, a principal novidade é que, a partir de 2020, as crianças que encerram o ciclo na EEI passam a fazer parte do corpo discente do CAp. O acesso continua sendo por sorteio público e os dois órgãos assumem o desafio de reorganizar suas rotinas com base em uma proposta pedagógica em comum. “Temos muito trabalho pela frente”, anunciou Alice Coutinho, diretora da EEI, durante a sessão do Consuni.

“Queria manifestar nossa alegria e emoção por esse momento de integração que é fruto do amadurecimento de um longo debate e de um longo trabalho, que não envolveu somente as direções dos dois órgãos, mas um conjunto de profissionais, de colegas e, também, da comunidade escolar”, declarou Cristina Miranda, diretora do CAp. Para a professora, a união representa a luta pela escola pública democrática, inclusiva e de qualidade. Nesse sentido, um dos próximos desafios será a luta por vagas para mais profissionais que atuem nos dois segmentos – Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio.

A nova estrutura da Educação Básica passa a funcionar em duas sedes: no Jardim Botânico, onde está instalado o CAp, e na Cidade Universitária, onde está a EEI. Conforme o Plano Diretor UFRJ 2020, a previsão é que os dois órgãos e a Faculdade de Educação (FE) estejam juntos em um mesmo espaço, no edifício em construção ao lado da Faculdade de Letras, na Cidade Universitária. O prédio começou a ser construído em 2011, mas a obra foi paralisada por problemas em sua fundação. Em visita feita ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), a reitora nomeada, Denise Pires, anunciou a retomada da edificação como uma das prioridades de sua gestão.

Histórico

O CAp foi criado em maio de 1948, para servir como campo de experimentação de práticas pedagógicas e formação de professores. Já a EEI, que completa 38 anos na segunda-feira (24/6), iniciou seu funcionamento vinculada à Pró-Reitoria de Pessoal (PR4), com caráter de assistência aos filhos de servidores da UFRJ. “Como fruto do amadurecimento do trabalho realizado e com a ameaça, em 2012, de municipalização das creches que pertenciam às IFES, se acelerou o processo de regulamentação, que já vinha em curso”, narrou Marcelo Macedo Corrêa e Castro, decano do CFCH e relator do parecer apreciado no Consuni. 

Assim, a antiga creche se transformou em escola, se tornou um órgão suplementar do CFCH, se abriu para toda a cidade do Rio de Janeiro e conquistou seus primeiros professores efetivos, aprovados por concurso público. O processo desencadeou novos debates sobre a Educação Básica na UFRJ e levou a Decania do CFCH a constituir, em 2015, um comitê permanente. “Cuja atuação em prol da integração entre os órgãos passou por diversas etapas e acabou por dialogar, também, com a constituição do Complexo de Formação de Professores”, completou o decano.

Aclamação

Ao ler o parecer favorável à integração da EEI com o CAp, Corrêa e Castro definiu a iniciativa como “um caminho para fortalecer o trabalho da UFRJ no campo da Educação Básica e da formação de professores”. A decisão foi aclamada pelo público presente, composto por docentes e técnicos das duas unidades, além da comunidade escolar. “Nesse momento de polarização e divisões, integrar, como verbo transitivo, é tornar inteiro e é a forma mais coerente de resistência que a gente pode devolver para a nossa universidade”, defendeu a diretora do CAp.

A servidora técnico-administrativa Alessandra Sarkis, ex-diretora da EEI, não conteve a emoção ao lembrar dos momentos de luta pela institucionalização da unidade e pela aproximação com o CAp. “É um dia muito especial. Estou feliz pelas crianças da Escola, que poderão integrar a Educação Básica como um todo”, comentou.

O reitor Roberto Leher parabenizou todas as pessoas envolvidas no processo de integração e defendeu a Educação Infantil como um direito humano. “A UFRJ se afirma como instituição que produz conhecimento e forma professores para este segmento também, reafirmando, assim, o seu preceito ético”, finalizou.

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla