Switch to desktop

CFCH inaugura espaço de exposições

Até o final do mês de abril, o espaço estará ocupado com a exposição “Políticas Públicas para as Mulheres e os Centros de Referência da UFRJ: a integração em foco”. Neste acervo estão presentes imagens de cursos, oficinas, rodas de conversa e atividades desenvolvidas nos centros de referência de mulheres da Maré e da Cidade Universitária, onde mulheres em situação de violência doméstica recebem atendimento psicológico, jurídico e social. Entre as atividades desenvolvidas estão oficinas de gênero e raça, exibições de filmes e palestras sobre temas relevantes às temáticas relacionadas.

Jessie Jane Vieira de Souza

A historiadora Jessie Jane Vieira de Souza é professora do Instituto de História (IH) da UFRJ, de cuja criação foi uma das responsáveis. Ex-diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs), entre 2006 e 2010, Jessie Jane foi militante na luta contra do regime militar nas décadas de 1960 e 70. Participou de conquistas importantes do movimento de mulheres, como o direito a visitas íntimas no contexto da ditadura civil-militar. Concebeu, gestou e pariu sua filha no cárcere, de onde saiu aos trinta anos, quando finalmente pôde reencontrá-la. A homenagem do CFCH à professora Jessie Jane tem como foco a capacidade de resistência e de luta pelas liberdades individuais, apesar da grave violação dos direitos humanos a que foi submetida.

O espaço é aberto à toda comunidade universitária e também ao público externo. Para obter mais informações, clique aqui.