Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

Cora Coralina, a poetisa libertária da Cidade de Goiás

 

Na última quarta-feira, dia 24, a Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) realizou mais um evento do ciclo “Compartilhando leituras”. Na ocasião, a professora Marta Souza (foto ao lado), da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ, apresentou a aula “Cora Coralina – no tarde da vida: recriar e poetizar”, em homenagem à Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nome de batismo da poetisa goiana. 

A atividade, coordenada pela professora Rejane Amorim, coordenadora de Integração Acadêmica de Graduação do CFCH, contou com a participação de professoras e estudantes da FE-UFRJ. Marta falou sobre a trajetória de vida da escritora, desde a infância, na Cidade de Goiás, então capital do estado, passando pelo casamento, a mudança para o interior de São Paulo, e sua volta, 45 anos depois, quando já era uma autora reconhecida. “Cora Coralina tinha o espírito libertário. Deixou a sua cidade natal, acompanhada de um homem casado, e ao regressar, seus poemas tinham um caráter contestador. Tudo isso incomodou muitas pessoas”, explicou a professora. “O reconhecimento de Carlos Drummond de Andrade, apenas na década de 1980, deu a ela fama nacional e internacional. Hoje, sua obra é respeitada em todo o mundo”, comentou Marta Souza a respeito da carta assinada pelo poeta de Itabira, após ler o livro “Vintém de cobre”, da poetisa.

"Minha querida amiga Cora Coralina: Seu Vintém de Cobre é, para mim, moeda de ouro, e de um ouro que não sofre as oscilações do mercado. É poesia das mais diretas e comunicativas que já tenho lido e amado. Que riqueza de experiência humana, que sensibilidade especial e que lirismo identificado com as fontes da vida! Aninha hoje não nos pertence. É patrimônio de nós todos, que nascemos no Brasil e amamos a poesia”, escreveu Drummond (Disponível no site da Biblioteca da PUC-RS)

Agenda

O ciclo “Compartilhando leituras” volta a ocorrer no dia 29 de maio, com a palestra “A estação, de Giselle Maria”, com a participação do professor Luciano Prado Silva, da FE-UFRJ. Já no dia 26 de junho, é a vez de “A Legião Estrangeira”, de Clarice Lispector, com o professor Antônio Francisco de Andrade Júnior, também da FE-UFRJ.

 

Fotos: Pedro Barreto/SeCom/CFCH

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla