Inscrições para Curso de Extensão DH em Tela vão até o dia 2 de maio

O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) da UFRJ recebe, até o dia 2 de maio, inscrições para o Curso de Extensão Direitos Humanos em Tela - Como nos tornamos quem somos.

O curso

O curso tem como objetivo a criação de um espaço de formação, no registro da extensão universitária, voltada para o debate crítico acerca dos Direitos Humanos, que tenha como referência central a própria realidade social em tempos de crise do capitalismo. Para tanto, o cinema nacional será o foco do curso, não no sentido do filme como instrumento, reflexo espelhado da realidade ou apenas um suporte pedagógico, mas como a marca de uma linguagem possível de representação da vida social, entendido na chave de uma teoria social.

O público

A iniciativa tem como público preferencial militantes de movimentos sociais, ativistas, estudantes de outras universidades e da UFRJ. Serão garantidas 20 vagas para militantes de movimentos sociais, 20 vagas para estudantes de outras instituições de ensino e 20 vagas para estudantes de graduação e pós-graduação da UFRJ. Essa proporção poderá ser revista de acordo com a demanda de inscritos(as). No total serão oferecidas 60 vagas. O curso será gratuito, porém não será garantida alimentação e transporte aos(às) participantes.

As aulas

As aulas acontecem entre os meses de maio e junho de 2019, sempre às segundas-feiras pela noite (de 18h às 21h30), no Auditório do Prédio Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH/UFRJ), localizado no campus universitário da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, 3º andar, Urca, Rio de Janeiro). Os sete encontros estão previstos para as datas 06/05, 13/05, 20/05, 27/05, 03/06, 10/06, 10/06, 17/06, podendo sofrer alterações.

As inscrições

As inscrições devem ser feitas somente através deste link, respondendo a todos os campos. A forma de seleção será com base na análise da intenção da(o) candidata(o). A lista de participantes selecionadas(os) será divulgada no quadro de avisos do Nepp-DH, até às 12 horas (meio-dia) do dia 03/05/19.

Certificados

Serão atribuídas 30 horas de atividades de extensão para as estudantes da UFRJ e certificado de conclusão do curso aos participantes que obtiverem, no mínimo, 75% de frequência e entregarem ao final um texto dissertativo acerca de uma das temáticas do curso. A falta no primeiro dia (06/05) será eliminatória de todo o curso.

Mais informações

A coordenação do curso fica a cargo do professor Marildo Menegat e Gabriella Xavier. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , do formulário de inscrição ou pelo telefone 3938-5180.