Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

A "balbúrdia do mundo" em debate na ECO-UFRJ

 

O Programa de Estudos Avançados (Idea), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCom) da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, coordenado pelo professor Marcio Tavares d´Amaral, realiza, no próximo dia 29 (quarta-feira), o encontro "Ideias nascendo na balbúrdia do mundo". O evento acontece na Sala Vianinha, no primeiro andar do Palácio Universitário do campus da UFRJ da Praia Vermelha (Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca). Aberto ao público.

Estarão presentes os/as professores/as Beatriz Jaguaribe, Fernanda Bruno, Fernando Fragozo, Henrique Antoun, Ivana Bentes, Luiz Alberto Oliveira, Maurício Lissovsky, Paulo Vaz, além do próprio Márcio Tavares D´Amaral. Após os debates será lançado o livro O crítico como criança, que reúne fragmentos de textos de memórias infantis escritos por alunos do curso do professor Mauricio Lissovsky, na Pós-ECO (2018.2).

As inscrições e outras informações estão disponíveis no formulário digital, que pode ser acessado neste link. Os interessados devem informar nome, atividade ou função que exercem e instituições às quais estão vinculados/as. Contatos através do e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Confira abaixo a programação:

Manhã (9h30 - 13h)

Márcio Tavares D´Amaral - professor titular emérito da UFRJ (ECO) e coordenador do Programa IDEA/Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento. Abertura e Tema - Coragem, covardia, temeridade.

Paulo Vaz - professor associado da UFRJ (ECO) e coordenador do Laboratório Mídia e Risco/IDEA. Tema - Vergonha e vingança.

Henrique Antoun - professor titular da UFRJ (ECO) e coordenador do Laboratório Cibercult/CiberIDEA. Tema - Individuação, Agenciamento e Verdade: do aparelho disciplinar aos terminais de controle.

Luiz Alberto Oliveira - curador do Museu do Amanhã e pesquisador associado ao IDEA. Tema - O melhor dos mundos possíveis.

Tarde (15h - 18h)

Ivana Bentes - diretora da ECO/UFRJ, professora titular da UFRJ (ECO) e pesquisadora do Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento/IDEA. Tema - A crise como forma de governo e o caosconstrução.

Beatriz Jaguaribe - professora titular da UFRJ (ECO) e pesquisadora do Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento/IDEA. Tema - Desmemoria: fotografia, cartografia e idearios da nação moderna.

Maurício Lissovsky - professor associado da UFRJ (ECO) e pesquisador do Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento/IDEA. Tema - Orgulhar-se da tortura: uma cruz na Serra do Mar.

Fernando Fragozo - professor associado da UFRJ (ECO e PPGF/IFCS) e pesquisador do Laboratório de História dos Sistemas de Pensamento/IDEA. Tema - Imagens da imagem.

Fernanda Bruno - professora associada da UFRJ (Pós-ECO e IP) e coordenadora do MediaLab/IDEA. Tema - Indivíduo/Dividual: em busca de uma imagem comum.

 

Serviço:

Coordenação e moderação: Prof. Marcio Amaral (IDEA/ECO/UFRJ).

Data: 29 de maio de 2019 (quarta-feira).

Horário: Manhã - 9h30 às 13h Tarde - 15h às 18h.

Local: Sala Vianinha, Escola de Comunicação da UFRJ (Av. Pasteur, 250, Praia Vermelha - Rio de Janeiro).

 

Apoio:

Universidade Federal do Rio de Janeiro 

Escola de Comunicação (ECO/UFRJ)

- Central de Produção Multimídia (CPM/ECO)

- Núcleo de Imprensa (ECO)

- Curso de Direção Teatral (ECO)

Editora UFRJ 

 

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla