Login

fb iconLog in with Facebook

CFCH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Login

O Dia da Consciência Negra na UFRJ

Nesta sexta-feira, dia 20, celebra-se o Dia da Consciência Negra. A lei 4.007 de 11 de novembro de 2002 tornou a data feriado em todo o estado do Rio de Janeiro. O documento, assinado pela então governadora Benedita da Silva, rememora o dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares. Na UFRJ, diversos serão os eventos em celebração à data, como palestras, debates e rodas de conversa.

Para prestar homenagem à comunidade negra universitária, o Setor de Comunicação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (Secom/CFCH), ouviu professores, técnico-administrativos e estudantes, que falaram sobre a importância de celebrar a data.

Confira abaixo:

Ana Luiza Fernandes, graduanda do Instituto de História (IH) da UFRJ

O 20 de novembro é um marco político, social, epistemológico e pedagógico, principalmente pela construção e luta dos movimentos negros para a efetivação dessa data. Este é um momento de reflexão, resgate cultural, ancestral e intelectual negro. Além disso, é um período de denúncia e crítica à violência estatal, desigualdade e intolerância religiosa. Outro aspecto é o debate sobre a territorialidade negra: pensar na luta pela posse de terra quilombola, pelas desapropriações urbanas e invisibilizações do corpo negro no Brasil. O 20 de novembro é resistência e celebrações das lutas e vidas da população negra.

Cristiane Lopes, assistente social do quadro técnico-administrativo da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ 

O Dia da Consciência Negra é um dia estratégico para continuarmos a refletir sobre a importância do negro na formação econômica e identitária do Brasil. Assim como a necessidade de manter a luta contra o racismo presente na nossa sociedade. É importante resgatar e consolidar a cultura africana na formação identitária do país. Rememora-se nesse dia a morte de um dos maiores defensores e líderes do movimento negro, Zumbi dos Palmares, dentre tantas outras personalidades, como Dandara, Anastacia, Luiza Mahin, que nos inspiram também na luta contra o machismo. Neste sentido, em tempos de retrocessos, reafirmar a importância do negro e de sua luta, torna-se urgente e necessário. A construção histórica do negro expressa-se na luta pela vida, por direitos e por uma sociedade igualitária. O preconceito ainda é forte na nossa sociedade e uma das formas de combatê-lo é construir uma consciência classista e que tenha por horizonte a conformação de uma sociedade fora dos marcos da opressão. 

Fernanda Barros, professora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH) da UFRJ

O Dia da Consciência Negra simboliza o retrato da população brasileira, em sua negritude e legado que se faz muito além da cultura, bem como seus aspectos meramente contemplativos. A data lança luz quanto aos avanços e desafios que a comunidade afro-brasileira tem enfrentado contra o racismo. Principalmente na seara dos direitos humanos, em sua premissa básica: o direito à vida, em meio aos efeitos nefastos da pandemia. Para além e acima disso, a discrepância no que tange ao acesso de serviços básicos como saúde, educação, habitação, trabalho e renda. Os dados recentes suscitados pelo IBGE e IPEA (2020) exibem um retrato fidedigno das desproporções cumulativas e intergeracionais que acometem, especificamente, sociedades étnico-raciais escravizadas. Haja vista as estruturas sociais e políticas estarem submersas ao racismo. Posto isto, o Dia da Consciência Negra importa ao conjunto da sociedade, não só pelo orgulho de nossa ancestralidade africana, mas também na promoção de medidas antirracistas e voltadas à igualdade racial.

Lilian Luiz Barbosa, mestranda do Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS), especialista em Movimento Social pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH), graduada em Serviço Social pela Escola de Serviço Social (ESS) e integrante do Coletivo de Negras e Negros do Serviço Social da UFRJ Dona Ivone Lara.

Por que é importante falar sobre o Dia da Consciência Negra? Vivemos uma crise estrutural do capitalismo, uma crise sanitária em escala mundial, que atinge em maior parte a população não branca e a classe trabalhadora. Vivemos também em um estado miliciano que extermina, a cada 23 minutos, um jovem negro. Esse mesmo Estado naturaliza a cultura do estupro, em que várias meninas negras são violentadas a cada dia. Falar no Dia da Consciência Negra é falar de Zumbi dos Palmares e da República de Palmares, dizimada pela classe dominante colonial. Cabe salientar que a luta de classes se dá desde a chegada dos primeiros navios negreiros e dos colonizadores neste país. Falar sobre consciência negra é também falar da construção de um processo societário, que cabe não apenas ao povo oprimido, mas também a todos aqueles que defendem uma nova forma de sociedade sem exploração, sem machismo, sem dominação e hierarquização. Pelos que foram, pelos que estão, pelos que virão!

Muniz Sodré, professor emérito da UFRJ e titular aposentado da ECO/UFRJ

A celebração do Dia da Consciência Negra é, antes de tudo, um avanço institucional. Não se trata apenas de comemorar um herói do passado. Mas, sobretudo, de assinalar a abertura nos fronts da política, da educação e da cultura, para uma participação digna do negro na sociedade brasileira. Essa conscientização, que foi tão solicitada no plano educacional por Paulo Freire, tem que ser refeita, reescrita e atualizada pelo negro do presente. Portanto, vamos comemorar com muita alegria esse dia.

 

 

 Vantuil Pereira, diretor do Nepp-DH/UFRJ e vice-decano do CFCH

A comemoração do Dia da Consciência Negra nos remete à necessidade da permanente rememoração do que significou Zumbi dos Palmares e da luta por ele empreendida contra todas as formas de opressão vividas pelos negros em nosso país e no continente americano. Contribui para a afirmação da identidade de mulheres e homens negra(o)s, para o estabelecimento da consciência de que o racismo, as desigualdades raciais, de gênero e contra as pessoas LGBTQI+ é uma tarefa de nós mesmos. Só vamos mudar este quadro se tivermos clareza de que o nosso papel é protagonista nesta luta. Por isso, é preciso dizer: Viva Zumbi dos Palmares!!!!

Leia também:

Agenda do CFCH Especial: Semana da Consciência Negra

Assista ao vídeo com os depoimentos

Compartilhe este conteúdo

Submit to Delicious Submit to Digg Submit to Facebook Submit to Google Bookmarks Submit to Stumbleupon Submit to Technorati Submit to Twitter Submit to LinkedIn Compartilhe no Orkut

© 2012 • Centro de Filosofia e Ciências Humanas  •  Universidade Federal do Rio de Janeiro    |    Todos os Direitos Reservados           |           Este site usa Joomla