Agenda do CFCH Especial: Semana da Consciência Negra

A agenda desta semana destaca as atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado na próxima sexta, 20 de novembro. Na semana em que se rememora a morte do líder negro Zumbi dos Palmares, diversas serão as palestras, debates e rodas de conversa em toda a UFRJ. Confira abaixo as atividades a serem realizadas pelas unidades do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH):

16/11

Roda de conversa “Educação para as relações étnico-raciais e ensino de ciências: múltiplos conhecimentos e linguagens”. Realização: Projeto Ciências em Rede do Complexo de Formação de Professores (CFP)/Faculdade de Educação (FE) da UFRJ. Convidados/as: Tamires da Conceição, licenciada em Matemática e mestranda em Ensino de Matemática; Gisele de Souza, licenciada e mestra em Química; Luan Gustavo, licenciado em Ciências Biológicas e doutorando em Educação, Ciências e Saúde; Rodrigo Morais, licenciado e bacharel em Física e doutor em Ensino e História da Matemática e da Física; Yasmin Lanatte, licenciada em Química e doutoranda em Educação em Ciências e Saúde; Vittor Barcellos, licenciado em História e doutor em Educação. Horário: 18h. Clique aqui para acessar

18/11

“A situação da população negra brasileira”. Realização: Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT). Convidados/as: Fernanda Barros, professora do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH) da UFRJ; Noemi de Andrade, técnica-administrativa em Educação da UFRJ; e Sandra Colemann, mestra em Estudos Profissionais, pesquisadora e organizadora do livro Mulheres negras brasileiras. Mediação: ficará a cargo de Selma Ribeiro, técnica-administrativa em Educação e membra da Câmara de Políticas Raciais e da Comissão de Heteroidentificação da UFRJ. Horário: 15 horas. Clique aqui para acessar a transmissão.

Mesa “Quilombo acadêmico: conquistas e desafios de negras e negros na universidade”. Realização: Direção do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ. Convidados: professor Wallace de Moraes, do Ifcs; Gracyelle Costa, da Escola de Serviço Social (ESS/UFRJ); Vitor Matos, técnico-administrativo da UFRJ; professor Daniel Campos, da ESS/UFRJ; e Aoi Berriel, do IFCS/UFRJ. Mediação: Patrícia Silva, pedagoga do Ifcs/UFRJ. Horário: 18h. Clique no link para assistir à transmissão.

Mesa “Fortalecimento de identidades e direitos”. Realização: Projeto CAp na quarentena/Colégio de Aplicação da UFRJ. Convidadas: professoras Priscila Basilio, do CAp/UFRJ; Aline Maia, do Museu Nacional/UFRJ; e Natália Romão, da UniPeriferias e do Instituto João e Maria Aleixo. Mediação: Thayná Marracho, do CAp/UFRJ. Horário: 18h. A transmissão ocorrerá pelo canal do CAp-UFRJ na quarentena no YouTube