O Conselho de Coordenação de Centro do CFCH publica nota de pesar pelo falecimento do professor José Murilo de Carvalho

Nota de pesar pelo falecimento do professor José Murilo de Carvalho

José Murilo de Carvalho, membro da Academia Brasileira de Ciências – ABC (2003) e da Academia Brasileira de Letras – ABL (2004), foi um dos maiores historiadores e intelectuais brasileiros. Bacharel em sociologia e política pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, mestre e doutor em ciência política pela Universidade de Stanford, na Califórnia, atuou em várias universidades e instituições de pesquisa no Brasil, Estados Unidos e Europa. Escreveu mais de 100 artigos em jornais e revistas e dezenas de artigos acadêmicos e livros, destacando-se A construção da ordem (1980), Os bestializados (1987), Teatro de sombras (1988), Pontos e bordados (1999), Forças Armadas e Política no Brasil (2005), Cidadania no Brasil (2004), que recebeu o Prêmio Casa de las Américas, e as duas obras que receberam Prêmio Jabuti: A formação das almas (1990) e Dom Pedro II (2007). Em 2015, recebeu o título Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra.

Em 1997, José Murilo ingressou na UFRJ como Professor Titular de História do Brasil do, então, Departamento de História. Presidiu a Comissão Organizadora das Celebrações dos setenta anos do curso de História – COC-70, instituída em março de 2008 e responsável por realizar uma pesquisa da história institucional e uma exposição. Participou da criação do Instituto de História, em dezembro de 2010. No Programa de Pós-graduação de História Social – PPGHIS, orientou 7 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado. Tanto na graduação quanto na pós-graduação, valorizou o estudo do pensamento brasileiro. Aposentou-se em 2009 e, em junho de 2011, tornou-se Professor Emérito, processo que se iniciou com um abaixo-assinado com mais de 500 assinaturas de estudantes.

Nos seus trabalhos, foi constante a preocupação em interpretar o Brasil, no Império e períodos da República, especialmente, na compreensão das elites políticas e refletindo sobre as (des)continuidades da construção da cidadania ao longo do tempo. Foi um intelectual público, chamado constantemente a opinar sobre nosso país. Acreditava que a História deveria atingir o público amplo e um texto claro era condição para tal. Sua contribuição é inegável e permanecerá. José Murilo deixa não só uma vasta obra impressa, referência para a pesquisa acadêmica, mas um legado de profissionais formados por ele e a influência em colegas e gerações mais jovens. Aqueles que conviveram com ele se lembrarão da inteligência arguta, do humor preciso, da clareza de pensamento.

Por tudo que José Murilo de Carvalho representa para as Ciências Humanas, o Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ manifesta seu profundo pesar com o seu falecimento, no último dia 13 de agosto de 2023, e sua solidariedade ao filho, à família, aos amigos, aos seus colegas do Instituto de História e aos seus ex-alunos.

Conselho de Coordenação de Centro do CFCH.

Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2023