CFCH, Adufrj-Ssind e DCE Mário Prata realizam debate sobre sexismo

Estão confirmadas as presenças da professora Lilia Guimarães Pougy, da Escola de Serviço Social, e da estudante Maria Leão, representante do DCE. “O sexismo é um sintoma da sociedade patriarcal em que vivemos, não obstante suas numerosas feições modernizadoras. A promoção do debate por suas forças sociais, o sindicato de docentes e o movimento estudantil é bastante alvissareiro no esforço de entender o fenômeno para melhor enfrenta-lo”, afirma Lilia Guimarães Pougy, decana do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH).

“É fundamental registrar a importância desse tipo de evento, porque retira da invisibilidade as agressões às mulheres na universidade. É um tema bastante incômodo e que precisa ser enfrentado. A Adufrj-SSind está empenhada a discuti-lo”, afirma Luciana Boiteux, dirigente do Sindicato Docente da UFRJ e professora da Faculdade Nacional de Direito (FND).

O evento teve como uma das motivações os recentes casos de violência sexual ocorridos nas imediações do campus da Praia Vermelha, relatados por estudantes da universidade. O Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque fica no andar térreo do prédio do CFCH, no campus da Praia Vermelha da UFRJ. O endereço é Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca. A entrada é franca.